PUB

O que fazer (e o que evitar) em caso de queimadura?

13 Mar 2023 - 03:19

O que fazer (e o que evitar) em caso de queimadura?

Diz a sabedoria popular que “quem brinca com o fogo queima-se”. Mas o que muitos não sabem é o que se deve fazer em caso de queimadura. Este desconhecimento leva a que, muitas vezes, se sigam conselhos antigos (e perigosos), como o de colocar manteiga ou pasta de dentes em cima da zona queimada. 

O que se deve fazer em caso de queimadura?

queimadura

Num texto publicado na página do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) dedicado ao tema, começa por esclarecer-se que “os acidentes por queimaduras são muito frequentes e na sua maioria consistem em pequenas lesões que não originam grandes complicações”.

Contudo, lê-se no mesmo texto, “algumas queimaduras são potencialmente incapacitantes ou fatais, exigindo um tratamento correto e o mais precoce possível”.

Segundo o INEM, o socorro a estas vítimas “resume-se essencialmente ao arrefecimento da queimadura e à prevenção das infeções”. Mas como fazê-lo?

Em primeiro lugar, o INEM aconselha avaliar a situação, garantir “as suas condições de segurança” e afastar “o agente que provoca a queimadura ou em alternativa a vítima do agente”.

Depois, é hora lavar e arrefecer “abundantemente a zona da queimadura com água tépida (se não estiver na presença de um químico que reaja na presença da água) até alívio substancial da dor”, podendo também ser benéfico cobrir “as áreas queimadas com compressas humedecidas com soro fisiológico ou água”.

Importa também controlar “a temperatura corporal” dado que “a hipotermia pode acontecer depois do arrefecimento”.

O que não fazer em caso de queimadura?

queimadura

Quanto aos gestos a evitar, importa não remover “as roupas se estas estiverem coladas ao corpo da vítima” nem seguir truques caseiros, como, por exemplo, o de colocar pasta de dentes na zona queimada.

Não utilize gelo, pasta de dentes, manteiga, azeite, ou outro tipo de produtos para arrefecer ou hidratar a queimadura, pois os mesmos poderão agravar as lesões”, aconselha o INEM.

PUB

Além disso, num vídeo publicado no canal de YouTube do INEM, recomenda-se ligar, de imediato, para o 112, “se a queimadura for grave pela sua extensão, profundidade, localização ou causa (como agentes químicos ou eletricidade)”.

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

PUB

Categorias:

Dermatologia

13 Mar 2023 - 03:19

Partilhar:

PUB