PUB

Fact-Checks

Pele

A manteiga ajuda a sarar as queimaduras? Não, não ajuda

As queimaduras estão entre os acidentes domésticos mais comuns. O conselho imediato quando alguém se queima é para passar manteiga na queimadura já que ajuda a aliviar a dor. Será que é mesmo assim?

20 Jan 2022 - 12:30

Pele

A manteiga ajuda a sarar as queimaduras? Não, não ajuda

As queimaduras estão entre os acidentes domésticos mais comuns. O conselho imediato quando alguém se queima é para passar manteiga na queimadura já que ajuda a aliviar a dor. Será que é mesmo assim?

É daquelas mezinhas bem antigas que se ouvem dos mais velhos: o melhor a fazer quando nos queimamos é colocar manteiga para aliviar a dor e ajudar a cicatrizar a queimadura.

Além disso, é preciso não esquecer que este é um ingrediente que está quase sempre presente e é de fácil acesso na divisão da casa onde ocorrem mais acidentes com o calor ou o fogo: a cozinha.

Contudo, consultados vários manuais de primeiros socorros, nenhum deles passa esse conselho para quem sofre uma queimadura.

O Instituto Nacional de Emergência Médica diz que não deve ser aplicado “gelo, pasta de dentes, manteiga, azeite ou outro tipo de produtos para arrefecer ou hidratar a queimadura pois os mesmos poderão agravar as lesões”.

A mesma linha é seguida pelo serviço de saúde britânico, o National Health Service, pela American Burn Association e pela Organização Mundial da Saúde – todos estes organismos também publicaram diretrizes a desaconselhar a aplicação de manteiga nas regiões do corpo afetadas pela queimadura.

O que é recomendado nas orientações consultadas no caso ocorrerem queimaduras superficiais, as mais comuns nos acidentes domésticos, é arrefecer a zona afetada colocando-a debaixo de água tépida corrente durante cerca de 10 minutos.

O motivo prende-se com o facto de uma substância com elevados níveis de gordura, como é a manteiga, impedir que a queimadura arrefeça e melhore o conforto da pessoa afetada. Além disso, a manteiga pode contribuir mesmo para piorar o prognóstico já que não tem características assépticas, para limpar a ferida, antibióticas, para prevenir possíveis infeções, ou analgésicas, para diminuir a dor.

O que é recomendado nas orientações consultadas no caso ocorrerem queimaduras superficiais, as mais comuns nos acidentes domésticos, é arrefecer a zona afetada colocando-a debaixo de água tépida corrente durante cerca de 10 minutos. Com a água é possível arrefecer a pele e aliviar a dor, além de ajudar a travar a lesão dos tecidos, mas é importante que não esteja fria.

PUB

Outra opção pode ser limpar com cuidado a queimadura com compressas esterilizadas embebidas em água tépida ou soro fisiológico.

Eventualmente, para acalmar a dor e minorar o desconforto pode ainda ser utilizado paracetamol ou ibuprofeno.

De frisar que estas recomendações são apenas para queimaduras ligeiras e sem presença de agentes químicos. Quando se trata de queimaduras de gravidade moderada é aconselhado consultar a linha de Saúde24 pelo número 808242424 para averiguar a necessidade de consultar um médico, e no caso de ser uma queimadura de 3º grau, em que há destruição de tecidos, pode haver necessidade de deslocação a uma urgência hospitalar.

PUB

Etiquetas:

Queimaduras

20 Jan 2022 - 12:30

Partilhar:

PUB