PUB

Fact-Checks

Chá de louro e cravo-da-índia emagrece e “seca barriga”?

15 Fev 2023 - 03:38
falso

Chá de louro e cravo-da-índia emagrece e “seca barriga”?

O chá de louro e cravo-da-índia é apresentado nas redes sociais como um remédio natural supostamente eficaz na queima de gordura abdominal. Em várias publicações do Facebook alega-se que esta combinação de especiarias “emagrece”, “seca a barriga” e “desincha”.

Segundo um destes posts, a junção de louro e cravo-da-índia “auxilia na digestão” e “acelera o metabolismo”, promovendo a queima de gordura e o emagrecimento. Mas estas afirmações têm fundamento científico?

É verdade que o chá de louro e cravo-da-índia emagrece e “seca barriga”?

chá de louro e cravo-da-índia

Em declarações ao Viral, a nutricionista e investigadora da Universidade de Ulster Helena Trigueiro e o nutricionista e investigador da Universidade Lusófona Leandro Oliveira adiantam não existir evidência científica que comprove que o chá de louro e cravo-da-índia emagrece e “seca barriga”.

Para Helena Trigueiro, esta tese é uma “extrapolação falaciosa” de conclusões apresentadas em estudos feitos em roedores nos quais foram usadas “concentrações” destas plantas “muito diferentes das de uma infusão”.

“Há um estudo que investiga o potencial de extrato de cravo-da-índia na inibição da síntese de ácidos gordos em ratinhos. Contudo, são condições muito diferentes da toma de uma infusão por parte de uma pessoa humana, para além de os resultados do estudo referido não serem particularmente conclusivos”, sustenta a investigadora.

No mesmo sentido, Leandro Oliveira refere que um estudo de 2012 “reporta que uma dieta suplementada com extratos de S. aromaticum (cravo-da-índia) diminuiu os níveis séricos de insulina, leptina e lipídios hepáticos, juntamente com o peso corporal de camundongos (roedores) que consumiam uma dieta rica em gordura”.

Segundo o investigador, o mesmo trabalho sugeria que o cravo-da-índia “poderia ser utilizado como um suplemento antiobesidade natural devido à sua capacidade de diminuir a acumulação de gordura no fígado”. 

PUB

No entanto, reforça Leandro Oliveira, “este estudo não foi realizado em seres humanos, nem o cravinho-da-índia foi consumido sob a forma de chá, pelo que os resultados não são extrapoláveis para o ser humano”.

Por outro lado, o nutricionista lembra que os chás e as infusões sem açúcar adicionado “são boas fontes de líquidos e ajudam na hidratação do corpo, tendo também uma ação diurética, o que evita a retenção de líquidos”. Isto “poderá dar uma sensação de menos inchaço e diminuir o peso pela eliminação de líquidos”, o que não significa que estas bebidas emagrecem.

O investigador sublinha que, “quando falamos de emagrecimento, falamos de perda de massa gorda”, que “não é o mesmo que perda de peso”. Isto porque a perda de peso pode dever-se à perda “de massa gorda, mas também de massa magra e de água”. Por isso, “para um emagrecimento saudável, é necessário ter cuidados com a alimentação e praticar exercício físico regularmente”.

Assim sendo, conclui Leandro Oliveira, o chá de louro e cravo-da-índia “pode fazer parte de uma alimentação saudável, sendo especiarias com benefícios para a saúde”. Contudo, frisa, “importa referir que a maior parte destes benefícios são reportados em estudos em que utilizaram extratos da planta, ou seja, com concentrações superiores às que se encontram numa infusão feita com estas especiarias”.

Além disso, acrescenta, “poucos estudos abordam o consumo destas especiarias sob a forma de infusão, tendo sido apenas reportada a sua atividade antioxidante num estudo”.

Pela mesma ordem de ideias, Trigueiro adianta “que a toma de uma infusão” apresenta benefícios – por ser “uma oportunidade de garantir um bom estado de hidratação” -, mas não “por ser especificamente de louro e cravo da Índia, e não a diminuição de gordura localização na zona abdominal”.

PUB

Há algum chá ou alimento que “queime gordura” numa região específica do corpo?

chá de louro e cravo-da-índia

Helena Trigueiro não deixa margem para dúvidas: “Não há alimentos, chás ou infusões que permitam perder massa gorda em regiões específicas do corpo”.

A investigadora vai mais longe e adianta que “qualquer alegação que prometa a perda de gordura num local específico do corpo através da ingestão de alimento ou bebida é motivo para desconfiar”.

“Isto porque a ingestão oral de um alimento não tem consequências que ‘naveguem’ pelo sistema digestivo e tenham atuação numa zona específica do corpo”, sustenta.

Visão semelhante tem Leandro Oliveira que diz não haver “nenhum alimento que consiga especificamente queimar gordura de uma determinada zona do corpo”.

Por fim, o nutricionista assinala que o facto de produtos como o chá de louro e cravo-da-índia serem naturais “não significa que não tenham riscos para a saúde”.

“O consumo em excesso pode ser perigoso para o organismo principalmente em crianças, adolescentes, grávidas e idosos. Devido às propriedades destas duas especiarias, o consumo excessivo pode causar sonolência, alterações gastrointestinais, cólicas abdominais e dor de cabeça”, remata.

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

PUB
falso

Categorias:

Alimentação

15 Fev 2023 - 03:38

Partilhar:

PUB