PUB

Fazer unhas de gel tem riscos para a saúde? Como minimizá-los?

3 Fev 2023 - 05:02

Fazer unhas de gel tem riscos para a saúde? Como minimizá-los?

As unhas de gel ou de gelinho ganharam popularidade nos últimos anos por serem mais duráveis e resistentes do que o verniz convencional. No entanto, estas vantagens práticas não significam que esta técnica de manicure esteja completamente isenta de potenciais riscos para a saúde. Mas que possíveis riscos são esses? E como podem ser minimizados?

Em declarações ao Viral, a dermatologista Diana Miguel e a especialista em Medicina Interna Ana Isabel Pedroso respondem a estas questões.

Quais os potenciais riscos para a saúde de fazer unhas de gel?

unhas de gel

Questionada sobre se fazer unhas de gel tem potenciais riscos para a saúde, a dermatologista Diana Miguel não deixa margem para dúvidas: “todos os passos da aplicação da unha de gel têm potenciais riscos para a saúde da unha”.

Entre estes possíveis riscos estão, por exemplo, “as perturbações mecânicas e traumáticas ao nível da unha no momento da sua preparação e da remoção do verniz gel anterior, os eczemas de contacto alérgico a substâncias do gel (principalmente aos acrilatos) e da acetona, e as possíveis lesões cancerígenas induzidas pela radiação ultravioleta (UV) usada nas lâmpadas para secar o verniz gel”.

A dermatologista adianta que “os secadores de unhas de gel emitem sobretudo radiação UV-A mas também alguma radiação UV-B”, sendo que “a radiação UV-A é fortemente responsável pelo envelhecimento da pele e também promove o aparecimento de cancro de pele”.

Nesse plano, um estudo (feito em modelos de células de roedores e de humanos) publicado em janeiro de 2023 demonstrou que “a radiação emitida por secadores de verniz com luz UV pode danificar o DNA” e provocar “mutações nos genomas” das células. Mas será este estudo suficiente para afirmar que os secadores de unhas com luz UV aumentam o risco de cancro da pele?

Diana Miguel começa por ressaltar que “os resultados deste estudo são baseados em modelos de linhas celulares in vitro que, como todos os sistemas modelo, não simulam perfeitamente a pele de seres humanos”.

PUB

Assim sendo, “embora este estudo demonstre que a radiação dos secadores de verniz UV é citotóxica e mutagénica, não fornece provas diretas de um aumento do risco de cancro nos seres humanos”. Ainda assim, assinala, “sabemos que um aumento da mutagénese levará provavelmente a um aumento do risco de cancro”.

Por isso, reforça a especialista, “os resultados deste artigo e as evidências que existem sugerem fortemente que a radiação emitida pelos secadores de verniz UV possa causar cancro de pele”. No entanto, frisa, “são necessários estudos epidemiológicos em larga escala para quantificar com precisão o risco de cancro da pele da mão em pessoas que utilizam regularmente estes secadores”.

Noutro plano, Diana Miguel esclarece que “o mais importante relativamente ao cancro de pele é a dose de radiação UV que a pessoa acumula ao longo da sua vida, ou seja, alguém que coloque unhas de gel uma ou duas vezes por ano, terá um menor risco para cancro de pele do que alguém que se submeta a este procedimento uma ou duas vezes por mês”.

Por fim, lembra a dermatologista, “há outros fatores que irão influenciar este risco, como é o caso do tom de pele, hábitos tabágicos, presença de verrugas virais ungueais, toma de medicamentos fotossensibilizantes ou do simples facto de ter tido uma maior exposição solar no passado ou história de cancro de pele”.

Quanto a outros riscos associados a esta técnica de manicure, Diana Miguel refere ainda que “o efeito oclusivo prolongado do uso da unha de gel também promove o aparecimento de infeções fúngicas ou bacterianas, assim como oculta possíveis lesões que surjam no leito ungueal [parte abaixo das unhas]”.

Como minimizar estes riscos?

unhas de gel

Em declarações ao Viral, a especialista em Medicina Interna Ana Isabel Pedroso avança três recomendações para minimizar os potenciais riscos da utilização de unhas de gel.

PUB

O primeiro passa por “não utilizar lâmpadas de ultravioleta” para secar as unhas. Isto é, “se chegar a um salão e vir que usam luz ultravioleta, é melhor trocar por um que utilize secadores com lâmpadas LED”, pois estas emitem menos radiação UV.

Por outro lado, sugere Ana Isabel Pedroso, diminuir o número de aplicações de unhas de gel pode ser também uma estratégia para minimizar estes potenciais riscos. No mesmo sentido, Diana Miguel recomenda “reduzir a aplicação de unhas de gel a uma ou duas vezes por ano”.

PUB

Em terceiro lugar, continua Ana Isabel Pedroso, quem usa unhas de gel deve aplicar “protetor solar” na pele antes da manicure ou utilizar “umas luvas específicas que deixam só as unhas de fora e que protegem o resto da pele da luz ultravioleta”.

Quanto a este ponto, aponta Diana Miguel, “o protetor solar não é colocado na unha”, sendo que, “principalmente se o gel for de cor clara, haverá passagem de radiação UV para o leito ungueal”.

Além destas recomendações, sublinha a dermatologista, existe sempre a possibilidade de “fazer manicure tradicional e deixar secar ao natural”.

Categorias:

Dermatologia

3 Fev 2023 - 05:02

Partilhar:

PUB