PUB

Vomitei ou tive diarreia após tomar a pílula. O que fazer?

7 Mai 2024 - 09:36

Vomitei ou tive diarreia após tomar a pílula. O que fazer?

A pílula anticoncecional, quando tomada corretamente, tem uma eficácia de cerca de 99% na prevenção da gravidez. No entanto, a toma de determinados medicamentos ou a ocorrência de vómitos ou diarreia grave podem diminuir o seu efeito. Assim sendo, o que devemos fazer caso ocorram vómitos ou diarreia grave após a toma da pílula?

Vómitos ou diarreia grave após a toma da pílula: O que fazer?

vómitos e diarreia grave após a toma da pílula anticoncecional o que fazer

Todas as embalagens de medicamentos contêm um folheto informativo no qual são descritos, por exemplo, os efeitos secundários possíveis e a lista de medicamentos que podem interferir na sua ação.

No caso das pílulas anticoncecionais, esse folheto informativo descreve também o que deve fazer caso se esqueça de tomar um comprimido à hora certa ou caso ocorram vómitos ou diarreia grave após a toma do mesmo.

Por isso, caso esteja perante essa situação, a primeira coisa a fazer é ler e seguir as instruções específicas contidas nesse folheto informativo.

Regra geral, tal como explica a Sociedade Portuguesa da Contraceção (SPDC) num texto publicado no site do SNS 24, há dois cenários e duas formas de atuar perante uma situação de vómitos ou diarreia grave após a toma da pílula.

Num primeiro plano, se os vómitos ou a diarreia ocorrerem “nas quatro horas a seguir à toma da pílula”, a SPDC aconselha a “tomar outro comprimido de uma embalagem de reserva e continuar a toma da pílula como habitualmente”. Assim, conclui-se, “manter-se-á a proteção contracetiva”.

Por outro lado, se os vómitos ou a diarreia ocorrerem “mais de quatro horas a seguir à toma da pílula”, a mesma fonte indica que “a eficácia contracetiva está assegurada e continua protegida relativamente a uma gravidez indesejada”. Nesse caso, aponta-se, “deve continuar a tomar a pílula normalmente”.

PUB

Além disso, em vários folhetos informativos de pílulas anticoncecionais (como neste), aconselha-se também, em alguns casos, a utilização de “um método contracetivo adicional até ao final do ciclo”, ou seja, usar preservativo durante as relações sexuais e continuar a tomar a pílula.

Se já não tiver consigo o folheto informativo da sua pílula anticoncecional, pode encontrá-lo online através de uma pesquisa no Infomed, a base de dados de medicamentos de uso humano do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

PUB

Além disso, em caso de dúvida sobre como proceder, pode informar-se junto do seu médico.

Categorias:

Saúde sexual

7 Mai 2024 - 09:36

Partilhar:

PUB