Leite de vaca e bebidas vegetais: A partir de que idade dar ao bebé?
Rico em cálcio e fonte de proteína, o leite de vaca pode fazer parte de uma alimentação saudável, desde que não haja alergia ou intolerância a algum dos componentes deste alimento. Por isso, muitas famílias decidem incluir o leite na dieta das crianças. Mas a partir de que idade é seguro fazê-lo? E quando podem ser introduzidas as bebidas vegetais?
Quando podem os bebés começar a beber leite de vaca?
As orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre “Alimentação Saudável dos 0 aos 6 anos” apontam para “a proibição do uso de leite de vaca como fonte láctea principal até aos 12 meses”.
Em declarações ao Viral, a nutricionista Catarina Paixão explica que isso se deve ao facto de, “antes disso, os órgãos dos bebés, como os rins e intestino, não terem maturidade para processar este tipo de alimento”.
A nutricionista consultada pelo Viral sublinha ainda que não seguir esta recomendação pode originar problemas nos bebés, tais como “sobrecarga a nível renal, desequilíbrios nutricionais e complicações a nível intestinal”.
Num texto explicativo publicado no site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC, na sigla inglesa), escreve-se que a introdução do leite de vaca antes dos 12 meses pode pôr a criança “em risco de hemorragia intestinal”.
Além disso, refere-se na mesma página, este alimento “contém demasiadas proteínas e minerais para os rins do bebé processarem”.
E as bebidas vegetais?
Aveia, soja, amêndoa e avelã são apenas alguns de uma lista infindável de sabores de bebidas vegetais disponíveis nas prateleiras do supermercado, um mercado que tem crescido nos últimos anos.
Segundo Catarina Paixão, as bebidas vegetais podem ser oferecidas às crianças “desde os 6 meses, em pequena quantidade, por exemplo, em preparações de panquecas e bolos”. No entanto, “não são substituto do leite”.
“O leite tem mais calorias, gordura, proteína, vitaminas e minerais do que as bebidas vegetais, sendo um alimento mais completo”, começa por explicar a nutricionista.
Caso queira oferecer bebida vegetal em vez de leite de vaca, Paixão aconselha que se opte pela “bebida de soja, que é a que tem perfil nutricional mais parecido com o do leite” e esta deve ser enriquecida com cálcio e vitamina D”.
Além disso, a nutricionista consultada pelo Viral lembra que as bebidas vegetais não devem substituir o leite materno ou de fórmula. Essa troca levaria à perda de “muitos nutrientes que são importantes para esta fase de desenvolvimento do bebé e que estão presentes no leite materno ou de fórmula”.
No mesmo plano, no site do serviço nacional de saúde britânico, defende-se que “a fórmula infantil, especialmente desenvolvida para bebés com menos de 12 meses, é a única alternativa adequada ao leite materno nos primeiros 12 meses de vida do seu bebé”.
Questionada sobre se o leite de vaca e as bebidas vegetais são essenciais à alimentação das crianças, Catarina Paixão começa por esclarecer que “o leite fornece nutrientes interessantes, mas que conseguimos ir buscar a equivalentes como o iogurte e o queijo ou mesmo aos vegetais ricos em cálcio”.
Quanto às bebidas vegetais, a nutricionista explica que estas “fornecem, na sua maioria, hidratos de carbono e, por isso, são facilmente substituíveis, não sendo essenciais”.
LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:
Categorias: