Bebés só devem beber água a partir dos 6 meses?
Os 6 meses de idade de um bebé são um marco. É nesta altura que, além do leite materno (ou da fórmula), as famílias começam a dar às crianças outro tipo de alimentos. Contudo, é frequente surgir uma dúvida: também a água só deve ser introduzida a partir desta altura?
É verdade que os bebés só devem beber água a partir dos 6 meses?
Sim, confirma-se. Em declarações ao Viral, a nutricionista Catarina Paixão adianta que “as recomendações atuais dizem para dar água aos bebés só a partir dos 6 meses”, independentemente de o bebé ser “amamentado ou alimentado com fórmula”.
Catarina Paixão começa por explicar que, no caso dos bebés que são amamentados, a sua hidratação é garantida pelo leite materno, já que este é composto “por cerca de 80% de água”. Por isso, “até aos 6 meses não temos de nos preocupar com a hidratação”, aponta.
No caso de o bebé ser alimentado através de leite de fórmula, “não conseguimos ir buscar essa água naturalmente”. Logo, é preciso adicioná-la na preparação do biberão, de modo a atingir “a quantidade de água presente no leite materno”, acrescenta.
É, por isso, importante “seguir as indicações do fabricante na preparação do leite de fórmula que, à partida, tem as quantidades certas de nutrientes e água para esta idade”, sustenta a nutricionista.
Além disso, sublinha, não é necessário “aumentar a quantidade de água, por exemplo, quando está calor, nem fazer trocas de quantidades – às vezes feitas pelos pais, porque acham necessário reforçar a água em determinadas alturas”, salienta.
“Em situações normais, não é preciso fazer nenhum reforço a nível da água, porque vai haver água suficiente no leite materno ou de fórmula”, reforça. Só em casos específicos é que pode ser preciso ajustar as quantidades, mas isso deverá ser sempre discutido com um pediatra.
Noutro plano, “quando se inicia a alimentação complementar, mais ou menos a partir dos 6 meses, deve-se começar a oferecer água” ao bebé, “sem muita preocupação com as quantidades” e mais no sentido de a criança “ganhar esse hábito”, esclarece Paixão.
Isto porque, nesta idade, “apesar de o leite (materno ou de fórmula) continuar a ser o alimento principal, reduz-se um pouco as quantidades, portanto, faz sentido dar água por outras vias”, justifica.
Por que razão não se deve dar água aos bebés antes dos 6 meses?
Em primeiro lugar, “o estômago dos bebés é muito pequeno e enche-se mais facilmente com qualquer alimento ou bebida”, clarifica a nutricionista.
Por esse motivo, explica-se num texto informativo da Organização Mundial da Saúde (OMS), “dar água também pode fazer com que o bebé beba menos leite materno ou que deixe de mamar mais cedo”.
Segundo Catarina Paixão, isto pode colocar a criança “em risco de desnutrição, porque não está a receber os macro e micronutrientes necessários, através do leite de fórmula ou do leite materno”.
Nesse contexto, o bebé “está a preencher o estômago só com água que, nesta idade, do ponto de vista nutricional não é muito importante”, porque o leite já proporciona a hidratação necessária.
Por outro lado, refere-se no mesmo texto da OMS, há o perigo de “a água não estar limpa e fazer com que o bebé tenha infeções”.
Além disso, acrescenta Catarina Paixão, “nos casos mais graves, pode ocorrer uma intoxicação por água”. No fundo, “existe uma sobrecarga renal pelo excesso de água e um desequilíbrio dos eletrólitos”.
A diminuição da “concentração do sódio” no sangue “pode ter consequências muito graves, mesmo fatais”. Embora seja necessário “uma quantidade suficiente de água” para tal acontecer, o melhor é tomar precauções para “evitar” este cenário.
Categorias: