PUB

Fact-Checks

“Bulletproof coffee”. Café com manteiga e óleo de coco acelera o metabolismo e a queima de gordura?

Circulam nas redes sociais várias publicações a alegar que o “bulletproof coffee” (café com manteiga e óleo de coco) acelera o metabolismo e a queima de gordura, favorecendo a perda de peso. Esta alegação tem fundamento científico?

6 Dez 2022 - 09:57

“Bulletproof coffee”. Café com manteiga e óleo de coco acelera o metabolismo e a queima de gordura?

Circulam nas redes sociais várias publicações a alegar que o “bulletproof coffee” (café com manteiga e óleo de coco) acelera o metabolismo e a queima de gordura, favorecendo a perda de peso. Esta alegação tem fundamento científico?

“Bulletproof coffee” significa, em português, café à prova de bala e consiste numa bebida feita de café, manteiga e óleo de coco que, nos últimos anos, ganhou popularidade em páginas das redes sociais dedicadas ao tema do emagrecimento.

Os defensores dos benefícios do “bulletproof coffee” alegam que esta bebida acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura, favorecendo a perda de peso. Mas estas alegações têm fundamento científico?

É verdade que o “bulletproof coffee” acelera o metabolismo e a queima de gordura?

bulletproof coffee

Em declarações ao Viral, os nutricionistas Filipe Sousa e Catarina Custódio asseguram não existir evidência científica que comprove que o “bulletproof coffee” acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura.

Na perspetiva da nutricionista do Sporting Clube de Portugal, “a fama” desta bebida  – e, em particular, do óleo de coco – surge da “extrapolação de resultados” de estudos sobre os “ácidos gordos de cadeia média”, os chamados TCM (abreviação de Triglicerídeos de Cadeia Média).

PUB

Nesse sentido, Catarina Custódio explica que “há alguns estudos que mostram que trocar ácidos gordos de cadeia mais longa por ácidos gordos de cadeia média poderá ter alguns efeitos em termos de peso e de composição corporal”. No entanto, a nutricionista sublinha que estes “resultados são muito modestos e muitas vezes com ensaios clínicos que não têm a melhor qualidade”.

Além disso, acrescenta, “uma coisa são esses ácidos gordos isolados, outra coisa é o óleo de coco, que acaba por ter também outro tipo de ácidos gordos”.

Visão semelhante tem Filipe Sousa que garante não existir “evidência de que o óleo de coco ou os TCM aumentem a taxa de metabolismo basal, nem a oxidação de gordura, nem a própria termogénese”. O fundador da The Mile Sports Nutrition sublinha ainda que, mesmo que estes efeitos estivessem comprovados, isso não seria uma garantia de emagrecimento.

“O facto de queimarmos mais gordura em determinada hora do dia não significa que estejamos em balanço energético negativo ao final do dia. Uma coisa será aumentar a oxidação de gordura, outra coisa será aumentar o défice energético (gastar mais calorias do que as consumidas)”, sustenta.

Quanto aos estudos sobre os Triglicerídeos de Cadeia Média, o nutricionista concorda que os “ligeiros benefícios” apresentados em alguns estudos “não são clinicamente relevantes do ponto de vista destes outcomes (resultados)” e assinala que os produtos processados vendidos como “bulletproof coffee” não têm as doses utilizadas nestes trabalhos, ou seja, não se pode esperar deles os mesmos efeitos reportados nos estudos.

Acrescentar óleo de coco ao café pode ser contraproducente

bulletproof coffee

Por outro lado, ambos os nutricionistas defendem que a ingestão do chamado “bulletproof coffee” pode ter resultados contrários aos esperados pelos seus consumidores.

Catarina Custódio esclarece que, dependendo das quantidades utilizadas, “adicionar óleo de coco e manteiga ao café poderá representar um acréscimo bastante elevado no número de calorias e, portanto, na ingestão energética ao longo do dia”, o que poderá “comprometer um processo de perda de peso e de massa gorda”.

PUB

No mesmo plano, Filipe Sousa lembra que, ao acrescentar gordura ao café, “facilmente poderemos estar a adicionar 100 ou 150 calorias”. Por isso, o nutricionista considera não fazer “sentido adicionar calorias” quanto o objetivo é reduzir a ingestão calórica. Assim sendo, conclui, “a melhor forma de queimar mais calorias é não estar a ingerir calorias, ou seja, tomar o café normal”.

Em suma, não há evidência científica robusta que prove os alegados benefícios do chamado “bulletproof coffee” divulgados nas redes sociais no que diz respeito à queima de gordura e aceleração do metabolismo.

Categorias:

Alimentação

6 Dez 2022 - 09:57

Partilhar:

PUB