PUB

Fact-Checks

Água com canela emagrece?

Depois do limão e do vinagre, a canela é a protagonista de uma "nova” bebida supostamente “milagrosa” para a perda de peso rápido. É verdade que a água com canela emagrece?

6 Out 2022 - 03:10
falso

Água com canela emagrece?

Depois do limão e do vinagre, a canela é a protagonista de uma "nova” bebida supostamente “milagrosa” para a perda de peso rápido. É verdade que a água com canela emagrece?

A água com canela é descrita em várias publicações das redes sociais como uma bebida natural com múltiplos benefícios. Segundo os autores destes posts, a água com canela “emagrece, combate o colesterol e controla a diabetes”.

Em causa, adiantam, está a teoria de que esta especiaria tem efeito termogénico (de aumento da temperatura corporal), acelerando o metabolismo e a queima de gordura.

Afinal, a água com canela emagrece?

Não há evidência científica de que beber água com canela ajude a emagrecer, garantem ao Viral a nutricionista Juliana Morais, Professora Assistente Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa – Alto Tâmega, e Ana Rita Silva, diretora e docente da Nutrition Academy.

Desde logo, Juliana Morais remete para um ensaio clínico, publicado em julho de 2022, que avaliou o efeito da ingestão de água com dois gramas de canela em 21 participantes. Ora, os resultados não mostraram nem um aumento do metabolismo basal, nem uma maior queima de gordura.

Por outro lado, a nutricionista sugere que a canela pode ter um papel no emagrecimento se for utilizada para reduzir a quantidade de açúcar nos alimentos. Por exemplo, adicionar a especiaria “ao café e ao iogurte natural pode ser uma muleta para baixar o consumo de açúcar”. Nesse caso, “podemos ver alguns efeitos na perda de peso, não pela canela em si, mas pela diminuição da ingestão de açúcar”.

No mesmo sentido, como um bom estado de hidratação é benéfico para o organismo, “aromatizar a água com canela” pode ser um bom incentivo para a pessoa beber mais água, aponta.

Existem benefícios em consumir canela?

Quanto a outras eventuais vantagens do consumo de canela, Ana Rita Silva lembra as suas “propriedades antioxidantes” e o “impacto positivo na regulação da glicemia, embora de forma aguda”. Ainda assim, acrescenta, esses benefícios não são muito claros: “Têm sido desenvolvidos alguns – mas não muitos – estudos na área do Alzheimer, da doença cardiovascular e da diabetes tipo II”. 

PUB

No caso dos estudos sobre diabetes, uma revisão sistemática e uma meta-análise sobre o impacto da canela na doença indicam uma melhoria na glicemia mas não na hemoglobina A1c. Quanto à glicemia pós-prandial (aumento do açúcar no sangue cerca de 10 minutos após uma refeição), Juliana Morais refere um estudo realizado após a ingestão de arroz doce. Neste caso, a amostra do estudo é pequena e, apesar de o nível de glicemia pós-prandial se verificar mais baixo, os participantes ingeriram uma grande quantidade de canela: “pouco menos de um quarto de um frasco”.

Noutro plano, a professora da ESECVP- Alto Tâmega, destaca os “efeitos anti-inflamatórios  e anti-microbianos” da canela. Mesmo assim, sustenta, como a maioria dos estudos sobre o tema que mostraram resultados interessantes foram feitos in vitro (linhas celulares), é necessária mais investigação.

Em suma, a água com canela não emagrece. Por isso, Morais defende que a perda de peso deve ter por base “uma alimentação saudável que inclua alimentos minimamente processados, a prática de atividade física e bons hábitos de sono”.

PUB
falso

Categorias:

Alimentação

6 Out 2022 - 03:10

Partilhar:

PUB