PUB

Fact-Checks

Sumos detox queimam gordura e eliminam toxinas do organismo?

Nas redes sociais não faltam receitas caseiras para fazer os chamados “sumos detox” que, supostamente, expulsam as toxinas do organismo e ajudam na queima de gordura. É verdade que estes sumos têm efeitos quase milagrosos no corpo humano?

4 Nov 2022 - 11:17

Sumos detox queimam gordura e eliminam toxinas do organismo?

Nas redes sociais não faltam receitas caseiras para fazer os chamados “sumos detox” que, supostamente, expulsam as toxinas do organismo e ajudam na queima de gordura. É verdade que estes sumos têm efeitos quase milagrosos no corpo humano?

São bebidas que misturam frutas e vegetais triturados com água. Os chamados sumos detox ficaram na moda como um método para “limpar” e “desintoxicar” o organismo depois de uma noite de excessos ou de um dia inteiro baseado numa alimentação rica em gorduras, açúcar e sal. 

Quem os consome acredita que estas bebidas são capazes de eliminar toxinas do organismo e queimar gordura, tanto que algumas pessoas que querem perder peso decidem seguir um protocolo alimentar que passa por, durante vários dias, substituir todas as refeições por este tipo de sumos. Mas será esta uma boa prática? Os sumos detox eliminam toxinas do organismo e queimam gordura?

É verdade que os sumos detox eliminam as toxinas do organismo?

sumos detox

Não. “O nosso corpo faz isso exclusivamente sozinho”, garante a nutricionista e doutoranda na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), Marlene Morgado.

PUB

Em declarações ao Viral, a especialista explica que “a pele, os rins, os pulmões, o sistema gastrointestinal e, muito concretamente, o fígado, desintoxicam o nosso corpo tanto das fontes alimentares, como das ambientais”.

Assim, na visão de Morgado, “estes sumos detox podem ter outro tipo de benefícios, mas não vão desintoxicar o organismo”.

“Mal de nós se assim fosse, porque só agora é que começou essa moda [dos sumos detox]”, sustenta.

Os sumos detox ajudam a queimar gordura?

sumos detox

A verdade é que as bebidas detox “podem ajudar a perder peso, mas não queimam gordura”, alerta Morgado. Afinal, o que acontece quando se faz uma estratégia detox, ingerindo apenas estes sumos durante três dias, por exemplo?

“Primeiro, há uma enorme restrição das fontes de macronutrientes. São normalmente dietas líquidas, ou seja, hidratantes, mas que são completamente desprovidas de proteína (como carne, peixe, ovos, leguminosas)”, responde a nutricionista.

Isto faz com que, segundo Marlene Morgado, haja uma perda de peso provocada pela perda de água, ou seja, “a pessoa, ao consumir mais água, permite que os rins funcionem na desintoxicação, eliminando as toxinas que possam existir através da urina”.

Posteriormente, a continuação da perda de peso deve-se ao “défice energético associado” ao consumo de sumos detox. No entanto, a nutricionista esclarece que o que a pessoa vai perder é massa muscular e não massa gorda. Porquê?

“Ao contrário do que as pessoas pensam, nós perdemos muito mais rápido a nossa massa muscular do que a massa gorda. A massa muscular precisa tanto de energia que vem dos hidratos de carbono quanto de proteína”, destaca.

PUB

Ora, quando se recorre exclusivamente aos sumos detox, “há uma grande restrição desses dois macronutrientes, acabando por haver uma perda de eletrólitos, por um lado, e de massa muscular, por outro”. 

Sumos detox “nunca devem ser substitutos” de uma refeição equilibrada

sumos detox

A doutoranda na FCNAUP sublinha que estes sumos “nunca devem ser substitutos” de uma refeição equilibrada. Por um lado, isso significa adotar “uma alimentação líquida que, do ponto de vista palatável (dos nossos recetores sensoriais e gustativos na boca), acaba por não ter a perceção de volume alimentar, nem de saciedade”. 

Se esses hortícolas e essas frutas fossem consumidos inteiros, sem serem triturados, “ainda que com défice”, seriam “uma refeição muito mais equilibrada”. Por sua vez, haveria “menos vontade de comer tudo o que não se comeu” nos dias da dieta restritiva. 

Esse é o grande problema, avisa a especialista: “Perdemos três quilos nos primeiros três dias, e engordamos seis nos seguintes. Fazer uma dieta restritiva de forma muito intensa não faz sentido. Tudo tem de ter um equilíbrio”. 

Por outro lado, os sumos detox acabam por ser uma boa fonte de vitaminas e minerais. No entanto, “nós não vivemos só com vegetais e hortícolas”, avisa. Mesmo “quem é vegetariano utiliza, por exemplo, as leguminosas e os frutos gordos como fonte de proteína”.

Ainda assim, isto não quer dizer que não se possa ingerir estas bebidas. Se forem consumidas como acompanhamento de uma refeição equilibrada, não há problema. “É melhor beber estes sumos do que não comer fruta ou legumes”, defende.

A questão aqui é também ter a perceção de que “consumir um sumo ou consumir o alimento em natura é completamente diferente”. Por exemplo, segundo a especialista, quando se ingere sumos detox, todos os açúcares das frutas são absorvidos instantaneamente.

PUB

“Eu costumo dizer que bebermos um sumo é como subirmos uma montanha, chegarmos ao pico e rapidamente descermos. Comermos uma laranja é como chegarmos ao topo da montanha e haver um planalto, ou seja, a libertação vai ser mais lenta, do ponto de vista de açúcares”, conclui.

Em suma, os sumos detox não eliminam toxinas do corpo nem aceleram a queima de gordura, embora possam ser incluídos numa alimentação saudável, desde que não sejam usados como substitutos de refeição.

Categorias:

Alimentação

4 Nov 2022 - 11:17

Partilhar:

PUB