Está a amamentar? Como prevenir e aliviar uma mastite
Amamentar é um ato natural e saudável, mas que pode trazer alguns desafios, nomeadamente a possibilidade de desenvolver uma mastite. Esta inflamação na mama causa, muitas vezes, febre, vermelhidão e dor no local, mas há alguns gestos que podem ajudar a preveni-la e a aliviar a dor.
Como prevenir e aliviar uma mastite?
Segundo a informação disponibilizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no site do SNS 24, a mastite “é mais comum nos 3 meses após o parto e, de uma forma geral, pode ser prevenida”.
Alguns dos gestos preventivos apontados pela DGS passam por: “tratar precocemente o ingurgitamento (acúmulo excessivo de leite na mama) e os mamilos gretados”, “dar de mamar com muita frequência”, “evitar utilizar roupas que comprimam a mama” e “arejar a mama no final da amamentação”.
Quando a prevenção não foi suficiente, para aliviar a mastite, a mesma fonte aconselha, por exemplo, “iniciar a amamentação pela mama inflamada” e, “após a mamada, esvaziar manualmente ou com bomba o lado afetado”.
Pode ser também útil “aplicar compressas frias” no local, “tomar um banho ou duche morno”, “repousar e beber muitos líquidos”, e, “se necessário, consultar o enfermeiro ou o médico de família”.
Na página do sistema nacional de saúde britânico (NHS, na sigla inglesa), recomenda-se também, por exemplo, “não usar roupa apertada ou soutiens até se sentir melhor”, “não tomar aspirina”, “não exercer uma pressão firme sobre o peito” e “não deixar de amamentar subitamente”.
- Pigarrear pode fazer mal à voz e à garganta?
- Parkinson: Exercício físico pode prevenir e minimizar sintomas?
- Casca de banana branqueia os dentes?
- O leite é inflamatório e não deve ser consumido por humanos?
- Azeite diminui risco cardiovascular? O que diz a ciência
- Bebidas vegetais e refrigerantes: É tudo a mesma coisa?
- Tiras e máscaras para pontos negros são eficazes? Têm riscos?
- Pessoas com diabetes não devem comer fruta?
- Sumo de casca de melão trata hipotiroidismo?
- Reação alérgica a um alimento é sempre imediata?
Categorias: