Sumo de limão e salsa emagrece e desintoxica o organismo?
O limão é muitas vezes apresentado nas redes sociais como o ingrediente central de receitas caseiras para potenciar o emagrecimento. Desta vez, defende-se online que o sumo de limão e salsa emagrece e desintoxica o organismo. Mas será que esta mezinha cumpre o que promete?
Beber sumo de limão e salsa emagrece?
Em declarações ao Viral, a nutricionista Inês Mazagão responde de forma clara e direta: “Não, o sumo de limão com salsa não tem efeito direto no emagrecimento”.
Segundo a nutricionista, “a perda de gordura corporal e peso assenta no défice calórico”, ou seja, é necessário “comermos menos calorias do que as que gastamos” para emagrecer.
Isto é conseguido, de forma ideal, “através da restrição energética aliada ao exercício físico – que está associado a uma melhoria da composição corporal”, acrescenta.
Portanto, “o limão e a salsa só emagrecem se o limoeiro estiver a cinco quilómetros de casa”, ironiza Inês Mazagão
O sumo de limão e salsa desintoxica o organismo?
Não existe nenhum alimento ou bebida que, por si só, desintoxique o organismo, uma vez que esse é um processo feito naturalmente pelo nosso corpo.
Inês Mazagão começa por explicar que “o processo de desintoxicação é um pouco mais complexo do que podemos achar”.
Segundo Inês Mazagão, “há vários órgãos responsáveis pela desintoxicação, como o fígado, os rins, os pulmões, o intestino e até a pele, sendo o fígado o principal” e mais importante neste processo.
Ora, “o fígado não precisa, em específico, de limão ou de salsa, nem vai deixar de funcionar se não houver estes alimentos na dieta”, refere a nutricionista.
Isto é, “o fígado funciona sempre, a não ser que haja uma condição clínica de base, uma doença, que comprometa esta função que ele tem”, clarifica.
Contudo, a nutricionista reforça que a desintoxicação é um processo “extremamente complicado”, que “gasta muita energia no nosso corpo”.
“Quando existe uma carga muito grande, proporcionada pelo consumo de álcool assíduo, pela exposição a poluentes ambientais, pela toma de medicação, ou pela alimentação desadequada, por exemplo, o fígado terá de ter todos ‘os cartuchos’ do seu lado”, explica.
Assim, para a desintoxicação ocorrer de forma normal e não exaustiva para os órgãos responsáveis, é necessário garantir um conjunto de condições que favoreçam o processo. Nesse sentido, não se deve “tratar o fígado como o caixote do lixo”, salienta Inês Mazagão.
Há, sobretudo, “co-fatores nutricionais que são necessários para a desintoxicação”, tais como “vitaminas de complexo B, a coenzima Q10, vitamina A, C e E, cobre, zinco, glutationa, n-acetil-cisteína”, exemplifica.
Estes compostos estão presentes na alimentação e vão ser utilizados pelo fígado.
“O estado nutricional do indivíduo, é, por isso, muito importante, para garantirmos que o fígado tem as ´peças’ todas”, acrescenta a nutricionista.
No fundo, “se nos alimentamos mal, bebemos álcool, fumamos, não fazemos exercício físico, somos sedentários, o nosso intestino não funciona diariamente e dormimos mal, é provável que o fígado não fique contente”, alerta.
Beber sumo de limão com salsa tem consequências negativas?
Na visão da nutricionista, “não há nenhum problema em beber água com limão e salsa” se, em primeiro lugar, “a pessoa gostar”, e em segundo lugar, “se a pessoa tolerar”.
De facto, “há pessoas sensíveis ao limão, a começar pela boca”. Beber sumos e batidos de limão “pode causar alguma erosão ou sensibilidade dentária”.
Além disso, beber sumo de limão também pode ser desconfortável para “pessoas com problemas digestivos, como gastrite, esofagite e refluxo”.
Em suma, é falso que beber sumo de limão com salsa emagrece e desintoxica o organismo.
LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:
Categorias: