PUB

Fact-Checks

Fumar pode provocar ou acelerar perda de visão?

4 Ago 2023 - 04:20
verdade

Fumar pode provocar ou acelerar perda de visão?

Quando pensamos nos malefícios do tabaco, a primeira imagem a surgir é a de uns pulmões negros e doentes. E, se é verdade que fumar é a principal causa de cancro no pulmão, também há outros órgãos, estruturas e funções do corpo que podem sofrer com os hábitos tabágicos. Serão os olhos – e a visão – também afetados pelo tabaco?

Fumar faz mal à visão?

“Se pensarmos bem nos efeitos que o tabaco pode ter diretamente nas várias estruturas do corpo, os olhos também são afetados.” Estas são palavras do oftalmologista Eduardo Silva, registadas aquando da presença do especialista na rubrica “Viral” do programa “Casa Feliz” da SIC (uma parceria desta estação de televisão com o Viral Check).

Segundo o especialista, um dos malefícios está relacionado com o fumo do tabaco, que “vai alterar a superfície ocular” e “a qualidade da nossa lágrima”.

“Os olhos secam mais e, ao secarem mais, existe um conjunto de queixas que são mais significativas”, aponta.

Eduardo Silva explica também que quando fumamos “existe uma contração maior” dos vasos sanguíneos dos nossos olhos, piorando “a qualidade de irrigação para as várias estruturas do olho”.

Por isso, continua, “há uma tendência para desenvolver determinadas doenças”.

“Nós, hoje, sabemos que doenças da retina, o glaucoma e doenças do nervo ótico podem acontecer de forma mais rápida e mais cedo. Portanto, há que prevenir e diminuir o, mais possível, a utilização, o fumo de tabaco”, conclui.

Nesse sentido, várias organizações internacionais e governamentais têm publicado textos explicativos sobre as consequências do tabaco na visão nos seus sites oficiais.

Na página oficial dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC, na sigla inglesa), por exemplo, alerta-se que “fumar é tão prejudicial para os olhos como para o resto do corpo”.

PUB

“Se fumar, pode desenvolver doenças oculares graves que podem causar perda de visão ou cegueira”, avisa-se.

No texto do CDC, a entidade remete para dados que apontam que, em comparação com os não fumadores, quem fuma “tem o dobro da probabilidade de desenvolver degenerescência macular relacionada com a idade” e “duas a três vezes maior probabilidade de desenvolver cataratas”.

Também a agência governamental norte-americana “Food and Drugs Administration” (FDA) lembra que os danos provocados pelo tabaco nos olhos de um fumador podem “tornar a sua visão turva, reduzir o seu campo de visão ou mesmo fazer com que perca completamente a visão”.

PUB
verdade

Categorias:

Oftalmologia

4 Ago 2023 - 04:20

Partilhar:

PUB