PUB

Fact-Checks

Chá de boldo emagrece?

20 Dez 2023 - 09:26
falso

Chá de boldo emagrece?

Alega-se nas redes sociais que o chá de boldo emagrece. Numa publicação partilhada no Facebook defende-se que o chá de boldo “melhora o metabolismo gástrico e hepático, assegurando que a quantidade certa de bile e enzimas digestivas sejam secretadas, o que evita o ligamento e formação das células adiposas”.

No mesmo post escreve-se ainda que esta infusão, supostamente, “purifica o sistema e age como um agente de desintoxicação”. Mas confirma-se que o chá de boldo tem efeitos comprovados no emagrecimento?

É verdade que beber chá de boldo emagrece?

Em declarações ao Viral, Leandro Oliveira, nutricionista e investigador do Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS) da Universidade Lusófona, adianta que “não há evidência que mostre que o chá de boldo emagrece”.

O investigador explica que esta planta “tem sido usada na medicina tradicional, sobretudo na região do Chile, pelos seus supostos efeitos anti-inflamatórios e digestivos”. No entanto, sublinha, “não há evidência científica” robusta que demonstre estas propriedades.

Leandro Oliveira esclarece que existem “alguns estudos em laboratório (com células e mesmo em animais)” que mostram que esta planta poderá ter “algumas propriedades antioxidantes e algumas propriedades benéficas para o organismo”. Contudo, refere, “em seres humanos, não há nenhum estudo que mostre tais propriedades”.

Além disso, o nutricionista consultado pelo Viral lembra que “não há nenhum chá que, por si só, emagreça”. Ou seja, a toma de uma qualquer infusão não vai levar à perda de massa gorda.

Para Leandro Oliveira, é também falsa a alegação de que o chá de boldo desintoxica o organismo. 

“O único efeito que este chá poderá ter é o efeito diurético, tal como têm outros chás. Hidrata o organismo. Não desintoxica o organismo, mas pode estimular a função renal pela água e não propriamente pelo chá”, sustenta.

PUB

Por fim, o investigador sublinha que o facto de um produto ser natural não significa que seja isento de riscos.

Leandro Oliveira lembra que “alguns compostos dos chás são metabolizados no fígado e, se forem tóxicos ou se forem consumidos em quantidades exageradas, podem causar danos hepáticos”.

PUB

Assim sendo, recomenda, este tipo de infusões deve ser sempre tomada sob “supervisão de um profissional de saúde”.

falso

Categorias:

Alimentação

20 Dez 2023 - 09:26

Partilhar:

PUB