PUB

Vinagre caseiro de abacaxi ajuda a emagrecer? Tem riscos?

26 Jun 2023 - 09:29

Vinagre caseiro de abacaxi ajuda a emagrecer? Tem riscos?

Numa publicação partilhada no Facebook, são desvendados os supostos benefícios de consumir vinagre caseiro de abacaxi. Segundo o post, este vinagre é “anti-inflamatório, auxilia na digestão e no emagrecimento”. 

Além disso, alega-se no mesmo post que este preparado tem o poder de “fortalecer o aparelho digestivo” e defende-se que, para obter esses benefícios, se deve diluir uma colher de chá de vinagre de abacaxi num copo de água e tomar essa solução “30 minutos antes das refeições”.

Por fim, o autor da publicação aconselha os leitores a substituírem o vinagre tradicional pelo vinagre caseiro de abacaxi. Mas os supostos benefícios mencionados na publicação são reais?

Confirma-se que o vinagre de abacaxi é anti-inflamatório, ajuda no emagrecimento e na digestão?

vinagre de abacaxi emagrecer

Em declarações ao Viral, Gabriela Ribeiro, nutricionista e professora na NOVA Medical School (NMS), adianta que, “até à data, não foram publicados estudos sobre o efeito do consumo de vinagre de abacaxi na gestão do peso”.

A nutricionista começa por explicar que, em relação a outros vinagres, “tais como o vinagre de maçã”, tem “sido hipotetizado que o seu consumo também estaria associado a vários benefícios de saúde, desde auxiliar a perda de peso, melhorar o controlo glicémico em pessoas com diabetes tipo 2, até à diminuição do risco de doença cardiovascular”. 

PUB

Contudo, na perspetiva da professora da NMS, é importante perceber que “os estudos realizados em humanos nesta área são bastante escassos e apresentam alguns problemas metodológicos”. 

Assim sendo, continua a especialista, parece apenas “haver alguns benefícios no consumo destes tipos de vinagre, mas com efeitos pequenos no metabolismo glicídico e lipídico e no peso corporal”.

Aliás, salienta Gabriela Ribeiro, “não existe nenhum alimento que promova a perda de peso por si só”. Isto porque, “para a perda de peso acontecer, é necessário haver um balanço energético negativo, ou seja, consumir menos calorias do que se gasta, ou vice-versa”, explica. 

Assim, “vários fatores de estilo de vida terão impacto nesta equação, incluindo o tipo e as quantidades de alimentos ingeridos”, acrescenta a nutricionista.

Noutro plano, também “não existe evidência que sustente de forma sólida que o vinagre de abacaxi seja anti-inflamatório, ajude na digestão ou fortaleça o sistema digestivo”, refere. 

De facto, o vinagre de abacaxi “apresenta compostos fenólicos na sua constituição, como as catequinas, que têm sido apontados como um dos ingredientes ativos do vinagre responsáveis por efeitos metabólicos desejáveis”. 

Para mais, também é composto por “ácido acético” que tem sido associado “a um efeito no atraso do esvaziamento gástrico”. No entanto, na visão Gabriela Ribeiro, “estas propriedades não são exclusivas do vinagre de abacaxi que, ao contrário de outros vinagres, carece ainda de investigação em humanos”. 

Em suma, não há provas suficientes de que o vinagre de abacaxi caseiro ajuda no emagrecimento, seja anti-inflamatório e facilite a digestão.

Ingerir este vinagre de abacaxi em excesso pode ser perigoso?

vinagre de abacaxi emagrecer

PUB

“No que respeita a consequências negativas da ingestão de vinagre de abacaxi, como não existem estudos clínicos com intervenção, também não existe um registo de efeitos adversos”, sustenta Gabriela Ribeiro. 

A nutricionista refere a evidência que existe em torno da segurança da ingestão do vinagre de maçã, que também não é muito vasta. “Uma revisão da literatura sugeriu que o consumo moderado de vinagre comercial (duas colheres de sopa por dia) é seguro”, refere. 

Além disso, “para minimizar efeitos indesejados, foi também sugerido que o vinagre seja tratado como um aditivo alimentar em vez de ser ingerido diretamente, quer diluído em água ou sem ser diluído” (como é aconselhado na publicação).

Segundo a professora da NMS, “o único estudo que avaliou formalmente efeitos secundários da ingestão de vinagre” foi realizado em pessoas com diabetes tipo 2 e “demonstrou que o consumo de quatro colheres de sopa ou mais de vinagre de maçã estava associado a maior frequência de refluxo gástrico e flatulência”.

————————————————

PUB

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

Categorias:

Alimentação

26 Jun 2023 - 09:29

Partilhar:

PUB