PUB

Fact-Checks

Cirurgião Eduardo Barroso recomendou receita milagrosa para eliminar “coágulos” sanguíneos?

20 Mar 2024 - 02:48
falso

Cirurgião Eduardo Barroso recomendou receita milagrosa para eliminar “coágulos” sanguíneos?

“De manhã, sentirá os coágulos dissolverem-se e correrem nas suas veias.” Esta é a citação que tem sido atribuída ao cirurgião Eduardo Barroso e partilhada no Facebook, em posts em que se promove uma receita “milagrosa” à base de chá para, supostamente, evitar o desenvolvimento destes aglomerados de células sanguíneas.

O post é acompanhado de uma fotografia de Eduardo Barroso, e nele indica-se que o próprio médico teria recentemente promovido uma solução inovadora para evitar “derrames e ataques cardíacos”, que passaria pela “mistura” de uma “colher de chá” de uma qualquer substância (não especificada, pois a afirmação fica por concluir).

Eduardo Barroso coágulos sanguíneos

Associada à publicação encontra-se, ainda, uma hiperligação, que, neste momento, remete para uma página que já não está disponível, embora a sua identificação deixe em evidência um apelo ao leitor para que anote a alegada “receita” milagrosa.

Mas será que o cirurgião Eduardo Barroso tem vindo, de facto, a promover o consumo de uma “mistura” à base de chá capaz de “dissolver” os coágulos sanguíneos daqueles que a consumam?

É verdade que Eduardo Barroso recomendou receita milagrosa para eliminar coágulos sanguíneos?

Não, Eduardo Barroso não recomendou nenhuma receita milagrosa para eliminar coágulos sanguíneos e prevenir enfartes.

Em primeiro lugar, importa notar que, através de uma pesquisa no Google, não foi possível encontrar quaisquer notícias em órgãos de comunicação social credíveis que permitam sustentar a tese de que o médico terá proferido tais declarações.

Questionado pelo Polígrafo, o próprio Eduardo Barroso sustentou essa conclusão, considerando que “quase é ofensivo” que tais palavras lhe estejam a ser atribuídas – tendo já sido, inclusive, recomendado por “amigos” a “fazer uma queixa” às autoridades competentes, pela associação indevida do seu nome a esta iniciativa. 

Segundo revelou ainda, facto é que tem recebido, nos últimos tempos, “imensos telefonemas para recomendar o chá” que estará a ser promovido através desta publicação nas redes sociais. 

PUB

Já sobre a terapêutica que ele próprio segue para “evitar” o aparecimento destes “coágulos”, o cirurgião revelou apenas tomar, “todos os dias, aspirinas”, visto que teve “um enfarte” do miocárdio em 2018. 

E explica o racional médico na base dessa opção: “As pessoas tomam aspirinas porque são um fator de antiagregação das plaquetas, que é o que ajuda a formar os coágulos. E tomam-se antiagregantes plaquetários, dos quais o melhor e mais eficaz é a aspirina, exatamente para evitar que se formem coágulos que entupam as coronárias ou as carótidas.”

É, portanto, “muito importante, sobretudo para quem já teve um enfarte, ou quer prevenir um enfarte ou um AVC [Acidente Vascular Cerebral]”, a toma dessa “aspirina diária”, para “evitar que as plaquetas se agreguem e façam molhinhos, que são os trombos, que depois vão entupir” os já referidos vasos sanguíneos.

PUB

Nas palavras deste cirurgião, “não é preciso uma dose muito grande” para que esse objetivo seja conseguido: “bastam 100 miligramas por dia”.

falso

Categorias:

Cardiologia

20 Mar 2024 - 02:48

Partilhar:

PUB