PUB

Fact-Checks

Água com sementes de chia emagrece e reduz o perímetro da cintura?

5 Jul 2024 - 10:32
falso

Água com sementes de chia emagrece e reduz o perímetro da cintura?

No TikTok, sugere-se que beber um copo de água com sementes de chia, antes de uma das refeições principais, permite emagrecer e reduzir o perímetro da cintura. 

Num dos vídeos partilhados, alega-se que “a chia é uma fibra emagrecedora”, devido “aos seus benefícios naturais”. 

Segundo a autora do post, beber sementes de chia hidratadas promove a saciedade, melhora o funcionamento do intestino e faz com que seja possível perder “até quatro centímetros de barriga em menos de uma semana”. Mas será mesmo assim?

É verdade que beber água com sementes de chia emagrece e reduz o perímetro da cintura?

água com sementes de chia

Não. Em esclarecimentos ao Viral, Leandro Oliveira, nutricionista e investigador do Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde (CBIOS) da Universidade Lusófona, adianta que beber água com sementes de chia, “por si só, não tem um efeito direto no emagrecimento”.

Isto porque, justifica o nutricionista, “mesmo que as sementes de chia tenham impacto na saciedade”, se não houver uma reeducação alimentar e se a pessoa continuar a consumir refeições muito calóricas, não vai conseguir perder gordura, e até é provável que continue a ganhar massa gorda.

Além disso, o investigador destaca que não há nada que comprove que esta bebida (ou qualquer bebida, ou alimento) permita diminuir o perímetro da cintura.

Num processo de emagrecimento, salienta Leandro Oliveira, “há uma perda de gordura generalizada”, ou seja, não é possível “escolher” em que parte do corpo se perde essa massa gorda. 

Assim sendo, “há pessoas que vão notar mais essa perda na barriga, mas outras notam uma perda maior noutras partes do corpo”, explica.

PUB

Importa sublinhar que perder peso não é necessariamente sinónimo de emagrecer, já que a perda de peso se pode dever a diversos fatores – como, por exemplo, perda de água e massa muscular – enquanto o emagrecimento corresponde à perda de massa gorda.

Do ponto de vista do nutricionista, ingerir sementes de chia hidratadas (demolhadas) só será benéfico na perda de massa gorda se for aliado “ao exercício físico regular e a uma alimentação saudável, que permita reduzir a energia consumida de uma forma geral”.

Segundo Leandro Oliveira, para emagrecer de forma eficaz tem de haver um défice calórico, ou seja, é necessário ingerirmos menos calorias do que as que gastamos.

Nesse contexto, as sementes de chia podem ser úteis na promoção da saciedade e “na regulação do trânsito intestinal”, uma vez que é um alimento “com um elevado nível de fibra” (ver aqui).

Esta ideia é reforçada num texto publicado pela Escola de Medicina de Harvard, em que se explica que “quando as sementes de chia são ingeridas, formam uma substância semelhante a um gel no estômago que pode aumentar a sensação de saciedade e diminuir o apetite” e a consequente ingestão de calorias.

Ainda assim, refere o investigador, as sementes de chia devem ser consumidas de forma moderada e integrada numa “alimentação saudável e equilibrada adequadas às necessidades” de cada um (ver aqui).

Além disso, deve-se ter o cuidado de “hidratar previamente as sementes”. Isto porque consumir a chia sem seguir este passo “pode ‘entupir’ o intestino e causar obstipação”, avisa.

PUB
falso

Categorias:

Alimentação

5 Jul 2024 - 10:32

Partilhar:

PUB