PUB

Casos de Covid-19 continuam a crescer. Os 5 conselhos da DGS

4 Jul 2024 - 06:13

Casos de Covid-19 continuam a crescer. Os 5 conselhos da DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda o reforço das medidas básicas de prevenção e controlo da Covid-19 devido a um aumento do número de casos reportados.

Num comunicado publicado no site da DGS, esta quinta-feira, informa que houve um “aumento da transmissão da Covid-19, com 26 casos a 7 dias por 100 mil habitantes a 30/06/2024, apresentando uma tendência crescente”.

Este valor superou o pico de incidência do último inverno “de 12 casos a 7 dias por 100.000 habitantes (coincidente com o aumento da prevalência da subvariante BA.2.86, sobretudo sublinhagem JN.1)”, lê-se no mesmo comunicado.

Contudo, sublinha a DGS, este valor “é inferior ao pico de incidência do último verão de 42 casos por 100 mil habitantes”.

Nesse sentido, a DGS recomenda o reforço das medidas básicas de prevenção e controlo de infeção.

Quais as 5 medidas recomendadas pela DGS para prevenir e controlar a Covid-19?

A lista de recomendações da DGS conta com cinco medidas. Num primeiro plano, a entidade recomenda que “se tiver sintomas de infeção respiratória – tosse, febre, dor de cabeça, dificuldade respiratória – deve optar por usar máscara, manter distanciamento físico e evitar ambientes fechados ou aglomerados”.

Além disso, é recomendado “adotar a etiqueta respiratória, ao tossir ou espirrar”.

Isto significa “tapar o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço e, posteriormente, deitar o lenço no lixo e lavar as mãos, ou usar solução alcoólica com pelo menos 60% álcool”.

O terceiro conselho passa por “lavar e/ou desinfetar as mãos frequentemente”.

Deve também manter “os espaços ventilados, preferencialmente através de ventilação natural, procedendo à abertura de portas e/ou janelas”.

Por último, conclui a DGS, “deve ligar SNS 24 (808 24 24 24), em caso de persistência dos sintomas”.

PUB

Categorias:

Covid-19

Etiquetas:

Covid 19

4 Jul 2024 - 06:13

Partilhar:

PUB