Comer maçã ajuda a limpar os dentes? Substitui a escovagem?
A recomendação é antiga, faz parte da sabedoria popular, e já inspirou vários estudos científicos: depois das refeições, comer uma maçã ajuda a limpar os dentes.
Numa publicação de Facebook, alega-se que “a maçã é considerada um alimento ‘detergente’ e adstringente” e que comer este fruto “ajuda a limpar os dentes”.
Estas “características químicas somadas ao processo físico da mastigação que gera atrito, fazem com que a fruta funcione como uma ‘bucha’ de limpeza”, lê-se no post.
“Por isso, comer uma maçã após a refeição pode ser uma opção para remover a sujeira superficial dos dentes”, aconselha o autor da publicação. Mas será que a maçã limpa os dentes? E substitui a escovagem?
É verdade que comer maçã ajuda a limpar os dentes?
A médica dentista Inês Guerra Pereira explica ao Viral que comer uma maçã “não remove a placa bacteriana”, ou seja, não tem uma ação real de limpeza dos dentes. No entanto, a mastigação deste fruto tem alguns benefícios para a prevenção de cáries.
“Comer maçã aumenta o estímulo de fluxo salivar, o que provoca uma redução imediata da viabilidade das bactérias presentes na boca”, esclarece a médica dentista.
Além disso, a maçã contém fitoquímicos, um composto antioxidante que, entre outras propriedades, atua na “neutralização dos ácidos das bactérias”, que decorrem da ingestão de alimentos.
Os efeitos da maçã na limpeza dos dentes têm vindo a ser estudados, mas as opiniões dividem-se. Num artigo de 2015, os investigadores concluíram que os alimentos fibrosos – como a maçã – “oferecem um efeito adicional de remoção de placa, mas ainda não são 100% eficazes”.
Contudo, o efeito de remoção identificado durante o estudo “não é o mesmo em diferentes locais de diferentes dentes”.
Em 2018, um grupo de investigadores da Universidade de Santiago de Compostela realizou um estudo com 20 elementos e concluiu que “mastigar uma maçã não remove a placa dentária, e pode favorecer o novo crescimento de placa durante as primeiras 24 horas”.
No entanto, os autores da investigação afirmam que a mastigação deste fruto “produz uma redução imediata na viabilidade bacteriana salivar semelhante à após a escovagem dos dentes”.
Um outro estudo, publicado em 2021, refere que “a escovagem dentária foi mais eficaz quando comparada” com a utilização da maçã, das pastilhas elásticas sem açúcar ou dos Rolly Brush – um modelo de escovas de dentes portáteis e húmidas, já com pasta de dentes incluída.
No entanto, pode ler-se no artigo que nas três opções analisadas “houve redução estatisticamente significativa do índice de placa dentária após a aplicação do método de limpeza”. Ou seja, estas técnicas podem ser utilizadas “como auxiliares da escovagem dentária ou quando tal método for impossível de ser realizado”.
“A maçã é boa para os dentes, mas não vai substituir a lavagem dentária. Mesmo que se coma este fruto, deve-se lavar os dentes depois da refeição”, conclui Inês Guerra Pereira.
Categorias: