PUB

Fact-Checks

Chá de banana trata a anemia?

21 Ago 2023 - 10:37
falso

Chá de banana trata a anemia?

O chá de banana tem ganhado fama nas redes sociais pelos seus alegados benefícios para a saúde e para o emagrecimento. Numa extensa lista de supostos efeitos positivos do chá de banana partilhada no Facebook diz-se, por exemplo, que esta infusão “elimina a anemia”. Mas terá esta alegação fundamento científico?

É verdade que o chá de banana trata a anemia?

chá de banana trata a anemia

Em declarações ao Viral, o especialista em Medicina Geral e Familiar João Ramos adianta não existir evidência científica que comprove que beber chá de banana trata ou corrige a anemia.

O médico explica que a anemia pode ter várias causas, sendo a mais comum o défice de ferro. “São as chamadas anemias ferropénicas”, aponta.

Assim sendo, avança o especialista, o tratamento deste tipo de anemia faz-se, numa primeira fase, com suplementação de ferro e com algumas mudanças na alimentação, nomeadamente através do aumento do consumo de alimentos ricos em ferro.

Segundo o especialista, alguns alimentos ricos em ferro são, por exemplo, as proteínas de origem animal, como “a carne, o peixe e o marisco”, e as “leguminosas”, como “o feijão, o grão de bico e as lentilhas”.

PUB

Nesse sentido, João Ramos esclarece que, apesar de a banana ser um bom alimento e ter algum ferro na sua composição, não é especialmente rica em ferro”. Logo, o chá feito a partir deste fruto não terá um efeito significativo no tratamento de uma anemia ferropénica.

Além disso, tirando situações excecionais em que o défice de ferro é muito ligeiro, a falta deste nutriente é, na maioria dos casos, corrigida com suplementação e não apenas com alterações na alimentação. Isto é, as medidas nutricionais são, quase sempre, complementares à toma de “um bom suplemento de ferro”.

Aliás, o médico lembra que, em casos mais graves, a suplementação pode ser insuficiente para tratar a anemia, sendo necessário adotar “estratégias mais agressivas”, como a administração de “ferro endovenoso” (a aplicação de ferro diretamente na veia) ou a transfusão de “unidades de sangue”.

Segundo a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a abordagem, diagnóstico e tratamento da ferropénia no adulto, “deve prescrever-se ferro endovenoso quando há intolerabilidade ou ineficácia do ferro oral, anemia grave com compromisso de Atividades da Vida Diária (AVD), ou necessidade de recuperação hematológica rápida”.

A mesma norma determina que “a prescrição de transfusão fica reservada a: utentes sintomáticos; necessidade de aumento rápido da hemoglobina (Hb); ou utentes com instabilidade cardiovascular (Nível de Evidência C)”.

O papel da vitamina C na absorção de ferro

chá de banana anemia vitamina c

João Ramos lembra ainda que a vitamina C ocupa também um lugar de destaque no tratamento da anemia, tendo o papel de “tentar fixar ou segurar o ferro que nós ingerimos”.

No mesmo sentido, num manual da DGS sobre alimentação vegetariana saudável, assinala-se que “a vitamina C é o fator facilitador da absorção de ferro mais importante, já que promove a conversão do ferro férrico em ferro ferroso, sendo esta a forma melhor absorvida”.

PUB

É por isso que, segundo João Ramos, é comum os médicos recomendarem suplementação de vitamina C ou um aumento do consumo de alimentos ricos neste micronutriente às pessoas com défice de ferro. Aliás, o especialista refere que, por esse motivo, há vários suplementos de ferro no mercado que já contêm vitamina C.

Reiterando que “não se trata a anemia com banana ou com chá de banana”, o médico acrescenta que “o único ponto de contacto em que a ciência poderia explicar esta fake news é que a banana também tem alguma vitamina C, que é importante para a absorção do ferro”.

Ainda assim, salienta o autor do livro “Um Médico Para Toda a Família”, há alimentos mais ricos em vitamina C do que a banana e combiná-los com alimentos ricos em ferro seria mais vantajoso do que adotar a mezinha partilhada nas redes sociais: “Seria melhor comer umas boas iscas e beber um sumo de laranja do que beber um chá de banana”, ironiza.

Referindo-se à publicação de Facebook em que se diz que o chá de banana “elimina a anemia”, o especialista deixa um apontamento sobre o facto de o uso do verbo “eliminar” ser pouco preciso neste contexto: “Não se elimina a anemia, nós tentamos corrigir ou tratar. Não é eliminar.”

Por fim, João Ramos lembra que a investigação das causas e o tratamento da anemia devem ser orientados por um profissional de saúde e não por conselhos divulgados online.

————————————————

PUB

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

falso

Categorias:

Alimentação

Etiquetas:

Produtos naturais

21 Ago 2023 - 10:37

Partilhar:

PUB