PUB

Fact-Checks

Dores nos ossos podem piorar quando muda o tempo?

Associar as dores ósseas às mudanças de temperatura, sobretudo para dias mais frios e chuvosos, é muito comum e faz parte das crenças mais populares. Mas será mesmo verdade que as baixas temperaturas aumentam as dores nos ossos? E serão mesmo os ossos que doem?

8 Mar 2023 - 02:00
impreciso

Dores nos ossos podem piorar quando muda o tempo?

Associar as dores ósseas às mudanças de temperatura, sobretudo para dias mais frios e chuvosos, é muito comum e faz parte das crenças mais populares. Mas será mesmo verdade que as baixas temperaturas aumentam as dores nos ossos? E serão mesmo os ossos que doem?

Dos mais jovens aos mais velhos, todos já disseram ou ouviram um avô, uma tia, um pai ou um amigo garantir que o tempo vai mudar, porque anda cheio de dores no joelho, no ombro ou num braço.

Sobretudo quando chegam os dias mais frios, ou quando o tempo está mais instável, as queixas das conhecidas “dores nos ossos” parecem aumentar, com especial incidência na população com mais idade. Mas será que esta associação existe mesmo?

Luís Henrique Barros, ortopedista e co-coordenador da Unidade do Ombro e Cotovelo do Hospital CUF Trindade, assegura ao Viral que “é, de facto, muito comum observar doentes com agravamento das queixas das dores osteoarticulares nos dias mais frios e chuvosos”.

Contudo, apesar de popularmente lhe chamarem “dor nos ossos”, o especialista explica que a dor sentida por essas pessoas “parece ser muito mais proveniente das articulações, ligamentos e músculos do que propriamente dos ossos”.

PUB

O que diz a evidência científica sobre a influência do tempo nas dores nos ossos?

dores nos ossos

O especialista adianta que “há alguns estudos a demonstrar uma associação entre o aumento da prevalência de dores osteoarticulares e a humidade, baixa pressão atmosférica e ventos fortes. Contudo, a ciência ainda não conseguiu provar qual a relação causa-efeito desta associação”.

A explicação que Luís Henrique Barros avança para as queixas mais comuns é que “que as alterações na pressão atmosférica que ocorrem com as mudanças de tempo provocam alterações nas pressões intra-articulares”. 

Como nos dias mais frios e húmidos a pressão atmosférica baixa, ocorre uma “diminuição na pressão existente em torno das articulações, ligamentos e músculos e isto tem como consequência a expansão destes tecidos e o aumento relativo da pressão intra-articular que se vai manifestar como dor”.

Esta associação foi demonstrada no estudo publicado em 2014 no qual as pessoas com osteoartrite na anca relataram agravamento dos sintomas com as alterações da humidade atmosférica. O mesmo se verificou num estudo de com pessoas com osteoartrite nos joelhos.

E, em 2016 ,uma revisão de 12 estudos  concluiu que “a evidência para apoiar a crença comum e observação de que clima frio piora os sintomas artríticos, é fraca”, muito embora alguns estudos analisados nesta revisão tivessem mostrado que os doentes com sintomas de artrite relataram uma tendência para piorar de sintomas como dor e rigidez quando o clima é mais frio e húmido. Os investigadores ressalvam, contudo, que é necessário mais evidência científica que comprove esta observação clínica.

E existem pessoas mais suscetíveis aos impactos das mudanças de temperatura?

É, de facto, neste ponto que importa lembrar as pessoas mais velhas, quando asseguram a pés juntos que sabem que o frio está para chegar pelas dores que sentem no corpo.

PUB

Segundo o ortopedista ouvido pelo Viral, algumas patologias são mais propensas ao impacto da humidade, nomeadamente “pessoas com lesões articulares, desgaste articular, artrose e artrite são mais suscetíveis a desenvolver este tipo de dores”. 

E, como estas patologias são mais prevalentes com o avançar da idade, é por esse motivo que, “muitas vezes, as dores com as mudanças de tempo são associadas ao envelhecimento”, explica Luís Henrique Barros.

O essencial é estar atento e, mesmo quando não existe qualquer doença associada, “procurar um especialista quando a dor se torna incomodativa o suficiente para necessitar de medicação e prejudicar as atividades de vida diária”, aconselha o especialista.

Quais os principais conselhos para suportar os tempos mais frios?

dores nos ossos

Para não sofrer com os dias mais chuvosos e mais frios, o conselho do ortopedista é prevenir.

Embora nos meses mais invernosos a tendência das pessoas seja ficar mais por casa, resguardados das intempéries, Luís Henrique Barros garante que “deve ser feito precisamente o contrário”. 

Nas palavras do especialista, “andar, a atividade física e os alongamentos podem diminuir esta sensibilidade aumentada das articulações à mudança de tempo”.

Manter o corpo quente – pelo exercício físico e com a utilização de roupas mais quente – também contribui para a diminuição deste tipo de dores.

Optar por um estilo de vida saudável com uma alimentação variada “é a melhor forma de prevenir o desgaste e envelhecimento das articulações, intimamente relacionado com as dores associadas à mudança de tempo”.

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

PUB
impreciso

Categorias:

Ortopedia

8 Mar 2023 - 02:00

Partilhar:

PUB