Mitos
Beber leite à noite ajuda a dormir melhor?
Mitos

Beber leite à noite ajuda a dormir melhor?

PUB

A ideia de que beber leite à noite ajuda a dormir melhor passou de geração em geração e conquistou seguidores até aos dias de hoje. Prova disso é que, em vários posts no Facebook,  o hábito de beber um copo de leite morno antes de dormir é descrito como um gesto benéfico para a qualidade do sono.

“O leite morno possui um aminoácido chamado triptofano, ele é responsável pela produção de melatonina, uma hormona natural que auxilia no sono. Além disso, tomar o leite morno torna a bebida mais calmante e ajuda a relaxar. Experimente tomar um copo de leite morno antes de dormir, e tenha uma boa noite de sono”, lê-se numa destas publicações.

É verdade que beber leite à noite ajuda a dormir melhor?

beber leite à noite

Não existe evidência científica robusta para comprovar que beber leite à noite ajuda a dormir melhor. Quem o garante em declarações ao Viral é Bruna Reis, técnica superior de diagnóstico e terapêutica nas áreas da Cardiopneumologia e Neurofisiologia, mestre em Medicina do Sono e co-criadora da página “O teu mal é sono”.

Questionada sobre a origem desta crença popular, Bruna Reis começa por referir que “não se sabe bem de onde vem esta ideia que tem persistido de geração em geração”, mas aponta para uma possibilidade: “Talvez surja desde o berço, do hábito de amamentar o bebé antes de o pormos a dormir e da extensão deste hábito para crianças mais velhas e adultos”.

Bruna Reis começa por explicar que existe “alguma evidência de que uma dieta equilibrada que inclui leite e produtos lácteos seja eficaz para melhorar a qualidade do sono”. Contudo, completa, “os estudos que existem até à data têm metodologias e populações muito diversas, o que não permite realizar uma recomendação generalizada”.

Segundo a mestre em Medicina do Sono, “o leite contém triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina (um neurotransmissor envolvido com o humor, raciocínio cognitivo e memória) e melatonina (a hormona da noite que sinaliza a hora de dormir)”. 

PUB

No entanto, “a quantidade de triptofano que o leite contém é mínima”, sendo que para se ingerir “triptofano suficiente para aumentar a produção de melatonina teríamos de beber aproximadamente 7,6 litros de leite”, o que, na visão da técnica superior, não parece ser “uma solução muito amigável para uma boa noite de sono”. 

Quanto à temperatura do leite, aquecer este alimento não faz com que este liberte mais triptofano “ou outro aminoácido promotor do sono”. Logo, esta prática parece ter um aspeto mais psicológico.

Na perspetiva de Reis, “a sensação de conforto proporcionada por uma bebida quente antes de dormir pode dar-nos o relaxamento e o bem-estar necessários para facilitar o adormecimento”. 

Além disso, no geral, “beber leite antes de dormir não parece ter efeitos colaterais negativos na maioria das pessoas”. Existem exceções, tais como “pessoas que têm alergia a laticínios, que são intolerantes à lactose ou que têm síndrome do intestino irritável com sintomas que são agravados por laticínios”.

PUB

Assim, do ponto de vista químico, “beber leite antes de dormir não ajuda a adormecer”. Contudo, para muitas pessoas, “continua a ser uma bengala psicológica para a transição do dia para a noite, sem grandes malefícios”, conclui.

Categorias:

Alimentação

Etiquetas:

Dormir | Leite | Sono

8 Dez 2022 - 09:45

Partilhar:

PUB