PUB

Exagera no sal? Como reduzir o consumo de sódio

24 Fev 2024 - 09:19

Exagera no sal? Como reduzir o consumo de sódio

O sódio é um mineral essencial ao organismo, mas o seu consumo excessivo tem efeitos negativos na saúde, estando, por exemplo, relacionado com o aumento da pressão arterial. Como o sal é um ingrediente fundamental na gastronomia portuguesa e na indústria alimentar, reduzir a ingestão de sódio pode parecer uma tarefa difícil. Mas, em várias páginas de organizações ligadas à saúde, mostra-se que não é impossível.

Como reduzir a ingestão de sódio?

Privilegiar o consumo de “alimentos frescos e minimamente processados” e “escolher produtos com baixo teor de sódio (menos de 120mg de sódio por 100g de produto)” são os dois primeiros conselhos partilhados no site da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a redução individual da ingestão de sódio.

A OMS recomenda também “cozinhar com pouca ou nenhuma adição de sódio/sal” e “utilizar ervas aromáticas e especiarias para dar sabor aos alimentos, em vez de sal”.

Como o sódio está, muitas vezes, “escondido” em produtos alimentares pré-preparados, a organização aconselha ainda “limitar a utilização de molhos comerciais, temperos e produtos instantâneos”, bem como “o consumo de alimentos processados”.

Além disso, lembra a OMS, “retirar o saleiro da mesa” também pode ser uma boa estratégia.

No mesmo plano, a American Heart Association refere, num artigo publicado no seu site, a importância de escolher “cuidadosamente os alimentos embalados e preparados”.

Esta associação aponta também que deve “comparar os rótulos e escolher o produto com a menor quantidade de sódio por porção que conseguir encontrar”, lembrando que “marcas diferentes do mesmo alimento podem ter níveis de sódio mais baixos ou mais altos”.

Na hora de cozinhar, optar por métodos como “grelhar, refogar, assar, selar ou saltear” pode ajudar a “realçar os sabores naturais e reduzir a necessidade de adicionar sal” ao prato.

Por fim, num artigo publicado no site da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), os molhos caseiros isentos de sal são apresentados como uma boa estratégia para reduzir a ingestão de sódio.

PUB

“Experimente fazer um simples molho de iogurte com limão ou lima, tempere a gosto e junte cebolinho – o ideal para a sua carne. Mas, se tem um prato de peixe, que tal um fio de azeite com limão e um pouco de salsa picada? Vai gostar e o seu corpo agradece!”, recomenda-se no texto da SPH.

Categorias:

Alimentação

24 Fev 2024 - 09:19

Partilhar:

PUB