Genética
Um ano de vida nos humanos corresponde a sete anos para um cão? Nem por isso
Os cães envelhecem mais rapidamente a nível genético do que os humanos, mas o processo de maturação não é linear em todas as raças da espécie canina.
A sabedoria popular sempre defendeu que cada ano que os humanos celebram corresponde a sete na vida de um cão. Mas será verdade? O envelhecimento dos animais de companhia, em particular dos cães, também interessou o mundo da ciência e na revista Cell Systems foi apresentada uma nova relação comparativa entre a idade dos cães e a idade do ser humano.
Os investigadores analisaram a metilação do ADN – um processo de alteração química do ADN que permite a maturação e envelhecimento dos seres vivos sem que haja mutação ou alteração das cadeias de ADN – em 104 labradores e compararam os resultados desta amostra com o mesmo processo nos seres humanos. As conclusões do estudo mostram que de facto os cães envelhecem mais rapidamente a nível genético do que os humanos, mas que o processo de maturação não é linear.
Segundo os autores da investigação, um animal com 8 semanas de vida tem a mesma maturação que um bebé de nove meses. Quando o cão atinge os 12 anos estará ao mesmo nível de um idoso de 70 anos. A maior diferença de maturação entre ambos acontece na infância e adolescência, sendo que a metilação genómica se aproxima da dos humanos a partir da fase adulta.
Categorias:
Etiquetas:
Cão | Envelhecimento | Genética | Raças