Mitos
Xarope de cenoura caseiro cura gripes e constipações?
Mitos
falso

Xarope de cenoura caseiro cura gripes e constipações?

PUB

A receita do xarope de cenoura caseiro tem tanto de antiga quanto de simples: basta cortar cenouras em rodelas, colocar numa taça, juntar açúcar, envolver tudo e deixar repousar algum tempo até que um líquido se forme. E há ainda quem adicione limão e mel à mistura. Segundo a sabedoria popular (e várias publicações nas redes sociais), esta mezinha supostamente cura gripes e constipações, além de aliviar a tosse. É verdade?

Xarope de cenoura caseiro cura gripes e constipações?

xarope de cenoura

A resposta é não. Segundo Paulo Santos, especialista em Medicina Geral e Familiar e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), o xarope de cenoura caseiro pode aliviar a tosse irritativa, mas não tem o poder de curar gripes e constipações.

O especialista em Medicina Geral e Familiar explica que a maior parte das constipações “é autolimitada“. Isto é, “a maioria destes quadros clínicos são víricos e evoluem espontaneamente para a cura entre três a cinco dias”.

Geralmente, continua Santos, “a pessoa pode gerir perfeitamente os seus sintomas em casa, seja através de medicação de conforto – como o paracetamol e o ibuprofeno – seja através de antitússicos e expetorantes (a maioria de venda livre no mercado)”.

Assim, completa o especialista, o xarope de cenoura caseiro poderá ser usado como uma medida de conforto quando um dos sintomas da constipação ou da gripe é a tosse seca. Ou seja, esta mezinha acaba por “funcionar como um antitússico de baixa eficácia que traz algum conforto”, aponta.

“Mesmo que não se tome xarope de cenoura, nem anti-inflamatórios, nem antitússicos – ou seja, tudo o que se pode fazer ao nível de medicação de conforto – [a constipação] vai evoluir, à partida, para a cura”, esclarece.

PUB

No entanto, recorrer a estas medidas de conforto só é recomendável se estivermos “naqueles três a cinco dias de autogestão deste tipo de situações” e/ou “se não existem sinais de alarme”, clarifica o professor da FMUP.

“Perante sinais de gravidade, é necessário consultar um médico”, alerta Paulo Santos. Por exemplo, “se a pessoa tem febre alta, se tem uma pontada e uma expetoração ferruginosa”, pode-se estar na presença de uma “pneumonia“.

E, de facto, “isso não se trata com xarope de cenoura, nem com antitússicos de venda livre, que, eventualmente, até podem piorar a situação”, acrescenta o médico.

Existem benefícios em tomar xarope de cenoura caseiro?

xarope de cenoura

Este xarope é composto, essencialmente, por dois ingredientes: cenoura e açúcar. Por um lado, “a cenoura tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios“, garante Paulo Santos. 

Já o açúcar “funciona como solvente”. De modo geral, adicionar o açúcar à cenoura (e à água da cenoura) vai permitir “a extração de alguns dos seus componentes”, como o betacaroteno. Depois de repousar, esta mistura vai dar origem a uma solução semelhante a um xarope.

O facto de este xarope ser doce “também tem um efeito calmante e anti-irritativo“. No caso da tosse seca “provocada por inflamação da garganta”, por exemplo, tomar esta solução “acaba por ter algum efeito”.

Ainda assim, é “sempre complicado ‘transformar’ isto num medicamento”, até porque, sustenta o médico, “estamos a falar de um suplemento alimentar que nem sequer conseguimos padronizar, como se faz no contexto de um medicamento”.

Mas, segundo o médico, é possível que “alguns médicos recomendem xarope de cenoura” e isso não deve ser encarado como “um desvio em relação à evidência científica”.

E a quantidade de açúcar que leva este xarope pode ser prejudicial para a saúde? “Se a pessoa começar a pôr muito açúcar” na solução caseira e se a “tomar muitas vezes”, pode “ter problemas de excesso calórico“, responde Paulo Santos.

PUB

Contudo, assinala, tomar o xarope de cenoura apenas “no contexto de um quadro viral, como aqueles que vivemos nesta altura, das constipações” é, na maior parte dos casos, seguro, já que seria preciso “colocar mesmo muito açúcar para [a mezinha] ter um impacto [negativo] em termos de saúde”.

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

PUB
16 Fev 2023 - 10:31

Partilhar:

PUB