Mitos
Aplicar uma rodela de batata na testa faz baixar a febre?
Mitos
falso

Aplicar uma rodela de batata na testa faz baixar a febre?

PUB

A ideia de que colocar uma rodela de batata na testa faz baixar a febre faz parte da sabedoria popular e, atualmente, continua a ser difundida nas redes sociais. A título de exemplo, num post de Facebook, escreve-se que, para reduzir a temperatura corporal deve aplicar-se “sobre a testa e nas plantas dos pés rodelas de batata crua”. Mas terá esta ideia fundamento científico?

É verdade que aplicar uma rodela de batata na testa faz baixar a febre?

batata na testa

Em declarações ao Viral, Paulo Santos, especialista em Medicina Geral e Familiar e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), começa por explicar que aplicar uma rodela de batata na testa “não tem, propriamente, efeito sobre a febre”, embora possa reduzir a sensação de desconforto provocada pelo aumento da temperatura corporal.

Nesse sentido, embora não leve à diminuição da temperatura corporal, com a colocação de uma rodela de batata na testa, há um “efeito de conforto”, tal como acontece quando se aconselha os cuidadores a darem um “banho de água tépida (morna) aos bebés” quando estes estão com febre.

“Mesmo sem febre, se estivermos cansados ou num dia de trabalho árduo em que tenhamos de pensar muito, se colocarmos a mão fresca na testa, vamos sentir uma medida de conforto, quase como se estivesse ali a aliviar alguma carga, algum stress. Mas isso não tem nada que ver com febre, tem que ver com o facto de refrescar a pele. E esta sensação de frescura traz algum conforto”, sustenta o especialista.

O que é a febre e por que sentimos necessidade de a reduzir?

batata na testa

Paulo Santos esclarece que “a febre é um sinal de alarme, é sinal de que há uma resposta inflamatória”. Isto é, “perante um agente agressor, perante um agente externo, o corpo reage através da produção de imunomediadores e de uma quantidade de substâncias que vão aumentar a temperatura corporal”.

PUB

Como o aumento da temperatura corporal é acompanhado de um desconforto, explica, “nós controlamos a febre, sobretudo, para controlar este desconforto e para permitir a pessoa passar melhor aqueles dias enquanto toda a cascata inflamatória se resolve”.

É por isso, conclui, que os médicos recomendam frequentemente o uso de antipiréticos: “O que nós fazemos quando damos paracetamol é, sobretudo, controlar a febre, baixar a febre, não no sentido de tratar a doença, mas no sentido de que a pessoa passe mais confortável aqueles dias enquanto a doença se resolve”.

No mesmo plano, um artigo sobre a febre publicado no site do balcão digital do Serviço Nacional de Saúde (SNS24.gov.pt) esclarece que a febre não é uma doença, mas sim “uma resposta normal do organismo para ajudar a combater uma infeção por vírus ou bactérias e, por esse motivo, benéfica”.

PUB

Segundo o mesmo texto, “a maior parte das situações de febre são benignas e não representam risco de vida ou sequelas”, sendo que “a gravidade da doença que causou a febre ou as doenças prévias da pessoa é que podem levar à necessidade de avaliação ou aconselhamento médico”.

Categorias:

Mitos

6 Jan 2023 - 08:00

Partilhar:

PUB