Mitos
Lavar o cabelo todos os dias faz mal?
Mitos

Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

PUB

A ideia de que lavar o cabelo todos os dias faz mal ao couro cabeludo, torna-o mais oleoso, apodrece a raiz e provoca queda de cabelo passa de boca em boca (e de post em post) entre amigos, família e seguidores das redes sociais.

Com base nesta teoria, várias pessoas preferem espaçar as lavagens e, por vezes, durante estes intervalos, recorrem ao champô seco, um spray que dá um ar mais limpo ao cabelo.

Mas é verdade que lavar o cabelo todos os dias faz mal?

“Não.” Esta é a resposta dos três dermatologistas contactados pelo Viral quando questionados sobre se lavar o cabelo todos os dias faz mal. Os especialistas Alexandre Catarino, Tiago Mestre e Filipa Osório asseguram que esta ideia, embora seja popular, “não passa de um mito”, e que a frequência recomendada de lavagem do cabelo varia de pessoa para pessoa, consoante o tipo de couro cabeludo.

A título de exemplo, Filipa Osório adianta que, por um lado, pessoas com o “cabelo naturalmente seco não o deverão lavar todos os dias”. Por outro, quem tem “o cabelo mais oleoso vai precisar de o lavar diariamente”, para que não fique “sujo”.

Nesse sentido, Tiago Mestre lembra, inclusive, que para uma “grande percentagem de doentes com excesso de ‘oleosidade’ do cabelo o tratamento é a lavagem diária com os champôs adequados”.

Lavar o cabelo todos os dias apodrece a raiz e aumenta a queda?

A perspetiva dos três especialistas é também consensual no que diz respeito ao facto de ser errada a ideia de que a lavagem diária do cabelo apodreça a raiz ou aumente a queda.

Tiago Mestre garante que “não existe qualquer evidência científica de que o folículo capilar seja danificado pela lavagem frequente do cabelo”. 

PUB

No mesmo plano, Alexandre Catarino aponta ser comum associar-se a lavagem frequente do cabelo a um aumento da queda, porque é no duche que as pessoas se apercebem, geralmente, de que “estão em fases de queda de cabelo mais acentuada” quando veem os fios espalhados na banheira. No entanto, vinca o dermatologista, não é o banho em si que aumenta a queda, pois aqueles cabelos cairiam de qualquer forma.

Substituir a lavagem diária pelo champô seco é uma boa opção?

Quando se sai do trabalho à pressa para um jantar com amigos e não sobra tempo para ir a casa lavar o cabelo, o champô seco é, muitas vezes, um aliado. No entanto, Osório sustenta que “colocar champô seco para evitar lavar o cabelo todos os dias não é uma boa prática”.

A dermatologista esclarece que ao observar – com ferramentas de diagnóstico específicas – um cabelo onde foi colocado champô seco vê-se “um couro cabeludo perfeitamente sujo”. Por isso, “é preferível lavar o cabelo todos os dias do que colocar uma coisa que só vai sujar ainda mais”.

Ainda assim, este spray pode ser usado pontualmente, dado não existir “evidência científica de que faça mal usar o champô seco de vez em quando”.

Que cuidados ter com o cabelo?

Lavar o cabelo quando ele está sujo e “secar bem o cabelo para que a humidade não o danifique” são dois dos conselhos do dermatologista Alexandre Catarino. Além disso, é preciso ter atenção ao “uso das pranchas quentes ou de penteados muito agressivos que podem danificar a haste capilar e diminuir o seu bom aspeto”.

Nessa perspetiva, Filipa Osório defende que, “em regra, a maior parte das pessoas sem problemas de inflamação do couro cabeludo” deve lavá-lo com um champô adequado e removê-lo de seguida com água.

PUB

Já as pessoas com dermatite seborreica ou caspa “devem usar champôs apropriados e deixá-los atuar por um período de três, cinco, ou dez minutos para estes poderem exercer o seu efeito antisseborreico e anti-inflamatório”.

4 Out 2022 - 08:42

Partilhar:

PUB