Mitos
Estou grávida. Devo comer por dois?
Mitos
falso

Estou grávida. Devo comer por dois?

PUB

A alimentação durante a gravidez é um assunto que dá pano para mangas. Desde a escolha dos alimentos ao número de refeições a fazer, há uma série de teorias e de crenças sobre o que as gestantes devem ou não comer. Por exemplo, é comum dizer-se que “as grávidas devem comer por dois”. Mas será mesmo assim?

É mito ou verdade que as grávidas devem comer por dois?

comer por dois

Em declarações ao Viral, a nutricionista Catarina Paixão adianta que a ideia de que as grávidas devem comer por dois é “um mito”.

Na perspetiva da nutricionista, “as grávidas não devem comer por dois, mas sim para dois”. Isto porque “existem necessidades de macronutrientes e micronutrientes aumentadas durante a gravidez, sobretudo, a partir do 2.º e do 3.º trimestre”. Mas isso não significa que a gestante deva “comer por dois”.

“Hoje em dia, sabe-se que isso de comer por dois vai ter impacto na saúde do bebé a longo prazo. Portanto, devemos ter alguns cuidados e não comer por dois, porque isso pode levar a complicações no pós-parto ou até durante o parto”, reforça.

A mesma visão é partilhada no guia de aconselhamento “10 Recomendações para uma Alimentação Saudável e Segura na Gravidez” publicado pela DGS.

“As necessidades energéticas estão ligeiramente aumentadas durante a gravidez (cerca de 500 kcal), o que se pode traduzir em acrescentar uma merenda ao seu dia alimentar habitual. O aumento destas 500 kcal deve ser à custa de alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais”, lê-se no documento.

Para Catarina Paixão, “o ideal é a grávida procurar ajuda para ter um plano alimentar personalizado” de modo a garantir que todas as necessidades nutricionais são satisfeitas. Este trabalho deve ser feito “com acompanhamento médico ou de um nutricionista”.

PUB

“A gravidez não é altura para fazermos dietas restritivas”

comer por dois

“Não quero ganhar peso durante a gravidez” ou “quero perder peso durante a gravidez” são algumas das frases que Catarina Paixão também costuma ouvir em consulta. No entanto, a nutricionista considera que “a gravidez não é altura para fazermos dietas restritivas”.

Nesta fase da vida, “não se pode fazer dietas restritivas, nem se pode retirar grupos alimentares”. Além de este tipo de dietas poder ter um impacto negativo na relação da pessoa com a comida, “durante a gravidez, temos de fazer uma alimentação o mais variada e completa possível para dar ao bebé todos os nutrientes necessários”.

PUB

No guia da DGS sobre Alimentação Saudável e Segura na Gravidez acima citado também se refere que “a gravidez não é o momento para fazer uma dieta para a perda de peso” e sublinha-se que “uma alimentação saudável é uma alimentação sem restrições”.

Categorias:

Alimentação

24 Mai 2023 - 10:53

Partilhar:

PUB