Mitos
É verdade que usamos só 10% do nosso cérebro?
Mitos
falso

É verdade que usamos só 10% do nosso cérebro?

PUB

As dúvidas, os enigmas e os mistérios sobre o cérebro alimentam vários filmes, séries e livros. Destas obras de arte, surgem, por vezes, crenças populares (mas erradas) sobre o funcionamento deste órgão. Uma delas é a tese de que usamos apenas 10% do nosso cérebro.

A ideia de que só usamos 10% do nosso cérebro é um mito. Porquê?

A teoria de que usamos apenas 10% do nosso cérebro “não faz sentido”. Quem o afirma é o neurologista Rui Araújo, em declarações registadas aquando da presença do especialista na rubrica “Viral” do programa “Casa Feliz” da SIC (uma parceria desta estação de televisão com o Viral Check).

Esta crença, conhecida como o “mito dos 10%”, já foi desmontada em vários artigos científicos, jornalísticos e explicativos (como este), mas ainda persiste como se de uma certeza inabalável se tratasse.

Rui Araújo acredita que esta ideia errada possa ser, talvez, “uma herança da ficção científica”, que parte da “noção muito apelativa” (embora falsa) “de que nós, os seres humanos ditos normais, somos normais porque usamos só 10% do cérebro”, mas que, “se arranjarmos alguma maneira” (através da picada de “uma aranha radioativa”, por exemplo), podemos desbloquear uma parte do cérebro “e mexer os objetos com a mente” ou “voar”.

A realidade, porém, está distante da ficção. O neurologista supõe que um dos motivos para esta crença popular prevalecer possa estar relacionado com o facto de não se saber ainda “as vias todas pelas quais o cérebro funciona, o que é que todas as áreas estão ali a fazer”.

No entanto, reforça Rui Araújo, a ideia “de que estamos a usar apenas e só um núcleo muito pequenino” do cérebro é falsa.

“Até a dormir temos ativas uma série de estruturas para nos mantermos vivos. O que se sabe também é que o cérebro não funciona tanto por uma localização, funciona por redes. Ou seja, está dependente de uma rede para funcionar: a parte da frente ligar-se à parte de trás, o hemisfério esquerdo ligar-se ao hemisfério direito, etc.”, conclui.

PUB

Categorias:

Neurologia

Etiquetas:

Cérebro | Neurologia

31 Mai 2023 - 04:58

Partilhar:

PUB