PUB

Fact-Checks

Viral/Sapo

Viral estabelece parceria com o maior portal português de notícias

11 Jan 2022 - 01:38

Viral/Sapo

Viral estabelece parceria com o maior portal português de notícias

A partir desta terça-feira, 11, os conteúdos do Viral passam a ser disponibilizados no Sapo, o maior portal nacional de notícias. Trata-se de uma parceria estratégica para o primeiro jornal português inteiramente dedicado ao fact-checking em saúde.

Editado pela empresa que detém o Polígrafo (também ele parceiro do Sapo), o Viral dedica-se à verificação diária das dezenas de mitos e falsidades sobre saúde que são profusamente partilhados no espaço público, nomeadamente nas redes sociais, onde, segundo um estudo publicado na revista Science, se multiplicam a uma velocidade muito superior ao que sucede com conteúdos verdadeiros.

Cláudia Arsénio, diretora do Viral, justifica a importância da associação ao Sapo: “As mentiras sobre saúde são gravíssimas porque podem matar mesmo quem não acredita nelas. Por exemplo, todos os que têm recusado vacinar-se contra a Covid-19 por acreditarem em teorias da conspiração não se prejudicam apenas a si – acabam por afetar gravemente quem os rodeia. Verificar teorias da conspiração é, por isso, um imperativo nos dias que correm. Ao estabelecermos esta parceria com o Sapo, o nosso trabalho chegará a mais pessoas e isso é uma boa notícia para todos os que estão expostos a uma quantidade tão significativa de desinformação.”

Ao estabelecermos esta parceria com o Sapo, o nosso trabalho chegará a mais pessoas e isso é uma boa notícia para todos os que estão expostos a uma quantidade tão significativa de desinformação”, afirma Cláudia Arsénio, diretora do Viral.

Cláudia Arsénio sublinha que o projeto, que chega agora ao Sapo mas cujos conteúdos estão disponíveis online há vários meses, é muito abrangente em termos temáticos. “Não falamos apenas sobre vacinas. Todos os dias desmontamos mitos tão conhecidos como os que garantem que não se deve tomar banho depois do almoço, que ver televisão muito perto do ecrã faz mal aos olhos ou que beber água em jejum emagrece”. De fora das prioridades editoriais está a política partidária, garante a também editora do jornal Polígrafo. “Tratamos apenas de saúde pública”, assegura.

PUB

A diretora do Viral afirma que “todos os dias desmontamos mitos tão conhecidos como os que garantem que não se deve tomar banho depois do almoço, que ver televisão muito perto do ecrã faz mal aos olhos ou que beber água em jejum emagrece”. De fora das prioridades editoriais está a política partidária.

A ligação entre o Viral e o Polígrafo – o primeiro jornal português de fact-checking, fundado em novembro de 2018 – é uma das pedras basilares do projeto. “Ambos têm na sua génese a procura da verdade como núcleo de todo o trabalho jornalístico, os dois são feitos por uma equipa constituída por profissionais totalmente vocacionados para a prática do fact-checking e pontualmente podem mesmo partilhar conteúdos, sempre que isso se justifique”, diz Cláudia Arsénio.

PUB

Tal como sucede com o Polígrafo, no seu estatuto editorial o Viral assume o compromisso com o Código de Princípios da International Fact-Checking Network, a maior rede mundial de verificadores de factos. “Nunca publicaremos fact-checks baseados em fontes anónimas. No centro do nosso trabalho está sempre a evidência científica”, conclui.

Categorias:

Institucional

11 Jan 2022 - 01:38

Partilhar:

PUB