PUB

Fact-Checks

É seguro aplicar vinagre no rosto para tratar acne?

A ideia de que aplicar vinagre no rosto ajuda a tratar a acne é antiga. Mas terá fundamento científico? E trata-se de uma prática segura?

24 Dez 2022 - 08:00

É seguro aplicar vinagre no rosto para tratar acne?

A ideia de que aplicar vinagre no rosto ajuda a tratar a acne é antiga. Mas terá fundamento científico? E trata-se de uma prática segura?

Entre as dezenas de mezinhas partilhadas nas redes sociais para eliminar as borbulhas encontra-se a receita caseira de aplicar vinagre no rosto para ajudar a tratar a acne. Numa publicação de Facebook sobre os alegados benefícios deste ingrediente, escreve-se que o vinagre “funciona como um tónico natural, pois é adstringente, controla a oleosidade, fecha os poros e atenua a acne”.

Também noutras plataformas digitais, como o TikTok e o YouTube, vários criadores de conteúdos asseguram que misturar água e vinagre em quantidades iguais e aplicá-lo no rosto com um disco de algodão ajuda a tratar a acne. Mas esta ideia tem fundamento científico? E esta prática é segura?

PUB

A ciência comprova que aplicar vinagre no rosto ajuda a tratar a acne?

“Não, não há evidência científica disso. Nem há estudos nesse sentido”, começa por explicar o dermatologista do Centro de Dermatologia de Lisboa, Alexandre Catarino.

Em declarações ao Viral, o especialista sublinha que, por se tratar de um ácido, poderá pensar-se que o vinagre tem um poder “oxidante e anti-inflamatório”, mas “não existem estudos da utilização na pele do rosto com esse intuito”.

É seguro aplicar vinagre no rosto?

Por outro lado, alerta Alexandre Catarino, o uso de vinagre no tratamento da acne pode ter um efeito contrário ao desejado. Aplicar um produto como o vinagre no rosto pode alterar o próprio pH da pele e “ter um efeito irritativo, provocar manchas ou alguma inflamação”.

Assim sendo, acrescenta, deve preferir-se produtos cuja segurança para aplicação no rosto já está estudada.

O que fazer quando se sofre com acne?

A acne é uma doença de pele que pode aparecer em qualquer faixa etária. Assim como boa parte dos adolescentes sofre com comedões ou borbulhas, também há adultos que se deparam com o mesmo problema, sendo esta uma doença de pele que atinge cerca de 80% dos jovens, segundo a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV). 

Nesse sentido, procurar um especialista para obter um “diagnóstico certo” é o primeiro passo a dar quando as borbulhas aparecem, adianta Alexandre Catarino.

Depois, se o diagnóstico de acne se confirmar e este “for relativamente ligeiro”, pode começar-se a introduzir na rotina “produtos cosméticos direcionados para pele oleosa e pele acneica”.

O objetivo do uso destes produtos é provocar “algum efeito terapêutico”, explica o dermatologista. Contudo, se os cosméticos não forem suficientes ou se a condição do paciente foi mais grave – “mais inflamatória ou já provocar cicatriz”-, é necessário dar início a outro tipo de tratamento.

PUB

Nos casos mais graves, conclui, é preciso introduzir medicamentos de uso tópico ou medicamentos orais no tratamento.

PUB

Noutro plano, tal como esclarece a SPDV num artigo publicado no seu site, “a acne pode ter um impacto negativo na qualidade de vida do jovem e merece, em particular nestes casos, uma intervenção mais ativa”.

Por isso, conclui a mesmo fonte, “apesar de não se tratar de uma doença grave, a acne pode ser desfigurante, pelo que se impõe um acompanhamento precoce e adequado, com a finalidade de evitar a sua progressão para estádios mais avançados, e, assim evitar, eventuais cicatrizes inestéticas definitivas”.

Categorias:

Acne

Etiquetas:

Acne | Dermatologia | Vinagre

24 Dez 2022 - 08:00

Partilhar:

PUB