PUB

Fact-Checks

Nutrição

Vinagre de sidra de maçã não ajuda a emagrecer e a ingestão em excesso pode ter consequências

22 Jul 2022 - 09:00

Nutrição

Vinagre de sidra de maçã não ajuda a emagrecer e a ingestão em excesso pode ter consequências

É comum encontrar, entre partilhas feitas nas redes sociais, receitas e dietas para ajudar a perder peso. O vinagre de sidra de maçã é um desses ingredientes que tem sido apontado como um “super elixir capaz de ajudar na perda de peso e melhorar as condições de saúde”. A publicação em causa apresenta ainda um vídeo uma mulher ensina a fazer a receita que junta vinagre de sidra de maçã, sumo de limão, canela orgânica, mel e água.

Na verdade, não existem evidências científicas de que a ingestão de vinagre de sidra de maçã tenha impacto na perda de peso. José Camolas, vice-presidente da Ordem dos Nutricionistas e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e no Instituto Egas Moniz, afirma que “não há nenhuma publicação científica que suporte, ainda que remotamente, o papel do vinagre de sidra para o emagrecimento”.

Há, no entanto, “uma publicação [científica] que aponta os riscos de um consumo excessivo de bebidas muito ácidas, como é o vinagre de sidra ou a água com limão”, acrescenta em entrevista ao Viral. Quando ingerido em quantidade excessivas, estas soluções ácidas “têm impacto, por exemplo, na destruição do esmalte dentário”. “No fundo, quase que podemos ter aqui um limiar em que não só não faz bem como pode fazer mal em determinadas dimensões, nomeadamente na saúde oral”, acrescenta o nutricionista, sublinhando que se trata de “um mito bastante prevalente, tal como da água com limão”.

“Não há nenhuma publicação científica que suporte, ainda que remotamente, o papel do vinagre de sidra para o emagrecimento”.

Entre os artigos científicos é possível encontrar algumas publicações sobre o efeito do vinagre de sidra de maçã em ratos. No entanto, a passagem dos ratos para os humanos não pode ser feita sem estudos. Num estudo, realizado em 2009, 175 japoneses com excesso de peso ingeriram duas colheres de sopa de vinagre diariamente durante 12 semanas. Comparando com o grupo de controlo – que não ingeriu qualquer quantidade de vinagre –, os objetos em estudo apresentaram uma perda de peso entre 900 gramas e 1,8 quilogramas. Anos mais tarde, em 2018, um outro estudo com 39 participantes tendo alcançado resultados semelhantes.

PUB

José Camolas reconhece que “o vinagre de sidra, tal como a própria maçã, tem algum potássio” que pode ser importante na regulação da pressão arterial ou da retenção de líquidos, mas “não tem impacto no peso ou no metabolismo”. Além disso, as quantidades necessárias de potássio podem ser adquiridas através da ingestão de outros alimentos – como, por exemplo, em várias frutas – sem que haja o risco de prejudicar a saúde oral.

Categorias:

Alimentação | Nutrição

22 Jul 2022 - 09:00

Partilhar:

PUB