PUB

Fact-Checks

Treinar de manhã, à tarde ou à noite? O mais importante é fazer exercício físico

Encontrar um momento do dia para praticar exercício físico pode ser um desafio, sobretudo quando se tenta seguir o exemplo do vizinho que garante que o treino só “rende” se for feito de manhã ou do amigo que não abdica de uma caminhada vigorosa já depois do pôr do sol. Afinal, qual é a melhor hora para mexer o corpo?

15 Set 2022 - 09:38

Treinar de manhã, à tarde ou à noite? O mais importante é fazer exercício físico

Encontrar um momento do dia para praticar exercício físico pode ser um desafio, sobretudo quando se tenta seguir o exemplo do vizinho que garante que o treino só “rende” se for feito de manhã ou do amigo que não abdica de uma caminhada vigorosa já depois do pôr do sol. Afinal, qual é a melhor hora para mexer o corpo?

Quando se questiona um grupo de amigos sobre qual a melhor hora para treinar, pode encontrar-se adeptos fervorosos de três clubes: os da manhã, os da tarde e os da noite. Os primeiros preferem acordar mais cedo e despachar o treino antes do trabalho ou da escola. Já os segundos aproveitam a hora de almoço ou o resto da tarde para se exercitarem. Por fim, os terceiros garantem que a melhor forma de acabar o dia é mexer o corpo. Mas o que dizem os especialistas sobre o assunto?

Há estudos para todos os gostos, mas a ideia mais consensual é a de que o mais importante é vencer o sedentarismo e praticar exercício físico com regularidade, seja a que momento do dia for. É isto que defende Gonçalo Vilhena de Mendonça, professor de Fisiologia do Exercício e membro do Laboratório de Função Neuromuscular na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH).

Para o especialista não há propriamente uma melhor altura do dia para treinar. Ainda assim, reconhece que “o ser humano tende a ser mais coordenado e certeiro no período matinal”. Assim sendo, “os treinos matinais são vantajosos para melhorar nos exercícios de precisão e coordenação, mas menos vantajosos para melhorar força e resistência individual”.

Por outro lado, acrescenta, “o inverso será mais verdadeiro relativamente aos treinos mais tardios – são mais eficazes para melhorar força e resistência”. Ainda assim, o professor da FMH aponta que “a prática de treino de endurance [resistência] e de força no período da manhã tende a resultar num efeito de treino positivo para o exercício matinal, apesar de coincidir com um período em que a maioria das pessoas são menos resistentes e fortes”.

Quanto aos efeitos na saúde no geral, o fisiologista assegura que o mais importante é praticar exercício físico, quer seja com um plano de treino estruturado, com a prática de um desporto específico ou com uma atividade física mais livre.

PUB

Importa sublinhar que esta premissa se aplica a pessoas saudáveis. Gonçalo Mendonça avisa que alguns casos clínicos – como, por exemplo, pessoas com diabetes – devem aconselhar-se com o seu médico ou com um fisiologista do exercício.

Treinar à noite prejudica o sono?

O especialista em fisiologia do exercício realça que “a relação entre exercício e sono é bidirecional”, isto é, “ser ativo ajuda a dormir melhor e dormir melhor ajuda a treinar melhor”. Geralmente, a atividade física tem um efeito positivo sobre a qualidade do sono. Contudo, a evidência científica não é clara

Mendonça refere que “alguns estudos demonstram que a prática noturna de atividade física pode afetar a qualidade do sono”. Um estudo do Journal of Physiology, por exemplo, indica que o exercício entre as 19h00 e as 22h00 atrasa o relógio do corpo. No entanto, existem outros trabalhos (aqui, aqui e aqui) que não encontraram esta associação.

“Não podemos, portanto, dizer que o treino noturno afeta inequivocamente a qualidade do sono. Possivelmente, existirão pessoas mais suscetíveis e outras menos suscetíveis”, constata. 

Por isso, o melhor a fazer, segundo o fisiologista, é mitigar os possíveis efeitos da prática de exercício físico à noite. Para tal deve “evitar-se treinar durante os 60 minutos que antecedem a hora de deitar e evitar realizar treinos de intensidade pesada ou severa no período noturno”.

PUB

Em suma, à data de hoje, a evidência científica não é conclusiva sobre qual a melhor altura do dia para treinar, dado existirem vantagens associadas tanto aos treinos matinais quanto aos treinos tardios.

Categorias:

Desporto

15 Set 2022 - 09:38

Partilhar:

PUB