PUB

Fact-Checks

Tomar pó de moringa faz perder gordura facial?

23 Set 2024 - 09:28
falso

Tomar pó de moringa faz perder gordura facial?

Todos os dias surgem no TikTok novas técnicas que, supostamente, fazem perder gordura localizada. Há sempre um alimento, um sumo, um chá ou um suplemento promovido como milagroso neste contexto. Num destes vídeos, sugere-se que tomar pó de moringa faz perder “gordura facial”. Será mesmo assim?

É verdade que tomar pó de moringa faz perder gordura facial?

Não, “não há nenhum alimento, suplemento ou medicamento que consiga tirar gordura localizada a ninguém”. Quem o diz é Sérgio Cunha Velho, especialista em nutrição clínica da Ordem dos Nutricionistas, em declarações ao Viral.

Aliás, vários especialistas já tinham explicado ao Viral, em esclarecimentos anteriores, que nenhum alimento, bebida ou suplemento, por si só, faz perder peso ou gordura (ver aqui, aqui, aqui, aqui e aqui), muito menos gordura localizada.

A moringa “tem propriedades nutricionais muito interessantes”, admite o nutricionista. Contém “uma grande quantidade de ferro” e, “apesar de ser uma fonte de origem vegetal”, o facto de ter “muita vitamina C” aumenta a “biodisponibilidade” do ferro.

Além disso, “é rica em alguns aminoácidos e proteínas e é pobre em gordura”, acrescenta.

Mas, avisa Sérgio Cunha Velho, “o facto de ser pobre em gordura não quer dizer que ela ajude a perder gordura”.

O nutricionista refere ainda que além de a moringa “ser cara”, “não tem um sabor muito agradável”.

A única forma de perder gordura localizada, seja na barriga, nas coxas ou no rosto, é através de “técnicas cirúrgicas invasivas, como a lipoaspiração”, exemplifica.

PUB

Caso contrário, salienta, só é possível perder gordura de forma generalizada. Ou seja, não conseguimos “escolher” a parte do corpo em que vamos perder mais gordura, seja através do exercício, da alimentação ou da alimentação.

Para perder gordura corporal, defende, é recomendado fazer “escolhas saudáveis e agradáveis” no que toca à prática de exercício físico e à alimentação, de preferência, com a ajuda de um nutricionista.

Fazer exercício e ter uma alimentação equilibrada e adequada vai permitir que a pessoa fique em défice calórico, ou seja, que tenha uma “ingestão de calorias inferior ao número calorias gastas na atividade diária”, explica-se num guia explicativo publicado no balcão digital do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24).

Isto faz com que perca peso e consequentemente perca, também, gordura corporal de uma forma generalizada (ver também aqui).

PUB
falso

Categorias:

Alimentação

23 Set 2024 - 09:28

Partilhar:

PUB