PUB

Fact-Checks

Quem faz teletrabalho deve usar protetor solar?

O protetor solar deve ser utilizado tanto no verão quanto no inverno. Mas quem faz teletrabalho também precisa de ter este cuidado?

15 Out 2022 - 08:13

Quem faz teletrabalho deve usar protetor solar?

O protetor solar deve ser utilizado tanto no verão quanto no inverno. Mas quem faz teletrabalho também precisa de ter este cuidado?

O mito de que o protetor solar só deve ser utilizado no verão já foi desmontado. Hoje, sabe-se que até no inverno é preciso proteger a pele da radiação solar. No entanto, há dúvidas que persistem nesta matéria. As pessoas que passam a maior parte do dia em casa ou fazem teletrabalho também precisam de aplicar protetor solar todos os dias?

Deve-se usar protetor solar, mesmo que se faça em teletrabalho?

protetor solar maos

Se o envelhecimento da pele é uma preocupação e se há pequenas exposições solares ao longo do dia, sim, deve-se usar protetor solar dentro de casa. Quem o garante ao Viral é Marta Ferreira, pós-graduada em Cosmetologia Avançada, doutoranda em Ciências Farmacêuticas e autora do “Livro da Pele”, e Sara Fernandes, farmacêutica e autora do blogue “Make Down”.

PUB

Marta Ferreira explica que esta é uma questão que depende de vários fatores. Em primeiro lugar, adianta, é necessário distinguir os dois tipos de radiação ultravioleta (UV). 

A radiação UVB, assegura a farmacêutica, é aquela que provoca queimaduras, mas é mais perigosa na primavera e no verão e nem sequer passa pela janela. Por outro lado, acrescenta, a UVA é a radiação responsável pelo envelhecimento da pele. Segundo Ferreira, a UVA “penetra quer as nuvens, quer o vidro, em alguma percentagem”. 

Como saber se estamos expostos à radiação UVA dentro de casa? 

Nesse plano, Sara Fernandes explica que a exposição à radiação UVA dentro de casa depende de fatores como “o quão perto estamos de uma janela quando estamos em casa, o tipo de vidro da nossa janela” e de “qual a cor das paredes da nossa casa” para perceber “se refletem ou não a radiação UV”.

Para simplificar, as duas farmacêuticas concordam que, se a pessoa se preocupa com o envelhecimento precoce da pele, “como o aparecimento de rugas, perda de firmeza ou surgimento de manchas”, e pretende preveni-lo, faz sentido usar protetor solar diariamente dentro de casa.

A autora do “Livro da Pele” considera ser uma questão de ponderação. Se “eu estou dentro de casa a trabalhar, mas às cinco da tarde tenho de ir buscar os miúdos à escola ou tenho de ir ao supermercado” vai haver pequenas exposições solares.

Todas estas tarefas do dia a dia, “onde estamos expostos a pequenas doses de radiação UVA, ao longo da nossa vida e em acumulação com as exposições solares diretas, podem contribuir de forma significativa para o aparecimento de sinais do envelhecimento da pele de forma mais precoce”, sustenta.

“O protetor solar pode substituir o hidratante de dia”

protetor solar teletrabalho

As especialistas em “skincare” defendem que usar protetor solar pode não ser um “trabalho” extra. O protetor solar pode ser usado em lugar do hidratante de rosto de dia, se a pessoa se sentir confortável, orienta Sara Fernandes.

PUB

Trata-se de “um creme normal, mas com filtros solares adicionados. Portanto, se for suficiente – e hoje em dia temos imensas texturas de protetor solar –  conseguimos adaptar aos vários tipos de pele”, clarifica. 

Assim sendo, na perspetiva das duas farmacêuticas, é uma boa prática utilizar protetor solar, mesmo quando se está em teletrabalho, sobretudo em três situações: quando se está preocupado com o envelhecimento da pele, quando a zona de trabalho escolhida dentro da casa está próxima de uma janela ou quando se sabe que vai passar por pequenas exposições solares ao longo do dia, por exemplo, na hora de ir buscar as crianças à escola ou quando se aproveita a hora de almoço para ir à rua fazer um recado.

Categorias:

Pele

15 Out 2022 - 08:13

Partilhar:

PUB