PUB

Fact-Checks

Suplementos para “prevenir a ressaca” são eficazes e seguros?

Um suplemento que promete “prevenir a ressaca” tornou-se viral no TikTok. Mas a sua eficácia e segurança estão comprovadas cientificamente?

15 Dez 2022 - 10:44

Suplementos para “prevenir a ressaca” são eficazes e seguros?

Um suplemento que promete “prevenir a ressaca” tornou-se viral no TikTok. Mas a sua eficácia e segurança estão comprovadas cientificamente?

Existem vários truques, uns mais eficazes do que outros, para prevenir a ressaca ou para lidar com os sintomas que surgem horas depois de uma noite de copos. Nesse sentido, vários utilizadores do TikTok têm partilhado a sua experiência com um suplemento desenvolvido nos Estados Unidos para este fim, o “ILuna”.

Segundo os criadores de conteúdos da plataforma, se este suplemento for consumido antes da ingestão de álcool, é possível acordar-se na manhã seguinte sem qualquer sintoma de ressaca. 

Este suplemento para “prevenir a ressaca” é considerado um produto natural e contém, entre outros ingredientes, gengibre, curcuma, canela e mel. Segundo as indicações da marca, deve ser tomado antes de se ingerir álcool de forma a proteger o organismo. Mas será este produto eficaz?

Eficácia de suplementos para “prevenir a ressaca” está comprovada?

prevenir a ressaca

Em primeiro lugar, importa sublinhar que este suplemento não foi aprovado pela agência que regula os medicamentos nos Estados Unidos da América, a FDA. Como a própria marca indica no seu site, o produto é um “suplemento dietético à base de ervas e não requer a aprovação da FDA nem pode ser aprovado pela FDA”.

PUB

Isto porque “os suplementos não são alvo de estudo”, explica o endocrinologista João Raposo e professor na NOVA Medical School, em declarações ao Viral.

Nesse plano, o especialista sublinha que o facto de não haver evidência que suporte a eficácia de vários suplementos faz com que “os profissionais de saúde os recomendem poucas vezes, em qualquer área da medicina”.

Além disso, o endocrinologista lembra que os produtos naturais não são necessariamente inócuos nem mais seguros do que os medicamentos regulados. Aliás, adianta João Raposo, “muitos produtos naturais podem causar graves problemas de saúde”.

Da mesma forma que não há comprovação da sua eficácia, também não há como saber se este suplemento é nefasto para o organismo. “Ninguém pode dizer se faz bem ou mal, porque não se conhece as interações que aqueles produtos têm no organismo. Portanto, é necessário ter muita atenção”, alerta o especialista.

Como prevenir a ressaca? E quais os sintomas?

prevenir a ressaca

“Numa situação normal, durante a noite, os nossos níveis de açúcar no sangue mantêm-se estáveis apesar de não comermos, porque o fígado vai libertando pequenas quantidades de açúcar”, começa por explicar o endocrinologista.

No entanto, quando se ingere muito álcool, “o fígado não consegue fazer essa função, então os níveis de açúcar descem”. 

“Aquilo que nós chamamos ressaca”, esclarece Raposo, “é o conjunto de sintomas que as pessoas têm tipicamente depois dessa ingestão de álcool acentuada”.

Alguns desses sintomas são “desidratação, descida dos níveis de açúcar do sangue, alterações de padrões de sono, dores de cabeça, e irritação do estômago”, que pode provocar “dores de estômago, náuseas e  vómitos”, exemplifica.

PUB

A partir do momento em que se bebe demasiado álcool, “não se consegue evitar esses sintomas”. Assim, a única forma de controlar minimamente as consequências é através da prevenção.

Na visão de João Raposo, a pessoa deve “saber os seus limites, ter o cuidado de se hidratar, ou seja, de ir bebendo água ou outra bebida não alcoólica e ir comendo” durante a noite.

Após a ingestão de álcool, deve-se apostar no “descanso, para deixar o organismo recuperar”, manter o nível de hidratação e comer, de modo a permitir “uma normalização de níveis de açúcar no sangue”.

Existem, realmente, alguns medicamentos “que proporcionam alguma proteção do estômago, como aqueles que se tomam ao ter azia e dores de estômago”, menciona.

PUB

Mas, mais uma vez, refere-se uma situação de pós-ingestão de álcool e não pré-ingestão. Não há, “na verdade, nenhum tratamento eficaz por si só ou dirigido essencialmente para a ressaca”, realça o médico.

Por isso, nem o suplemento que se tornou viral no TikTok, nem quaisquer outros que se apresentem como produtos para “prevenir a ressaca” são clinicamente recomendados. Isto porque, não há evidência científica que prove a sua eficácia e os efeitos que têm no organismo.

Categorias:

Alimentação

Etiquetas:

Ressaca | Suplementos | Truques

15 Dez 2022 - 10:44

Partilhar:

PUB