Sumo de pepino e cenoura fortalece o fígado e os rins?
Alega-se nas redes sociais que o sumo de pepino e cenoura fortalece o fígado e os rins. A receita consiste em juntar pepino, cenoura e água, mas há também quem adicione sumo de limão.
Em vários posts, enumera-se os supostos benefícios individuais da cenoura e do pepino que, quando misturados num sumo, supostamente, potenciam o fortalecimento do fígado e dos rins.
Por um lado, escreve-se numa destas publicações, “a ação diurética, antioxidante, hidratante e anti-inflamatória” do pepino é favorável para os rins. Por outro, defende-se que “a cenoura é riquíssima em vitamina A e em minerais, como potássio, fósforo, iodo e cálcio”, o que ajuda “na regeneração celular do fígado e na melhora da função renal”. Mas o que diz a evidência científica sobre os supostos benefícios do sumo de pepino e cenoura?
É verdade que o sumo de pepino e cenoura fortalece o fígado e os rins?
Em declarações ao Viral, a nutricionista Inês Pádua, Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição do CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, adianta que “não existe evidência de que um sumo de cenoura e pepino fortaleça o fígado e os rins”, nem que este sumo “deva ser consumido objetivando este resultado”.
Inês Pádua começa por referir que boa parte das publicações partilhadas nas redes sociais asseguram que o sumo de pepino e cenoura tem efeitos “hepatoprotetores, antioxidantes e diuréticos“.
Nesse sentido, a nutricionista admite que “a cenoura e o pepino apresentam a sua própria riqueza nutricional, com efeitos daí decorrentes, e que, se forem apreciados, podem e devem fazer parte de uma alimentação saudável“.
Contudo, na visão da nutricionista, “é errado atribuir-lhes propriedades exclusivas e de destacada grandeza no que respeita a benefícios para a saúde hepática e renal em específico, quer isoladamente, quer combinados num sumo”.
Além disso, salienta, “alguns dos textos encontrados em páginas da internet, onde se advoga que a cenoura e o pepino fortalecem o fígado e os rins“, fazem referência a estudos de forma errada “para suportar a mensagem falaciosa“.
Isto porque um dos estudos tem “mais de 25 anos” e diz respeito “a um protocolo de investigação testado em modelos animais“. O outro trabalho citado foi realizado em células. Ambos estudaram “componentes muitíssimo particulares extraídos da cenoura e do pepino”.
Noutro plano, outros posts que circulam nas redes sociais asseguram que o sumo de cenoura e pepino promove “uma desintoxicação do organismo”, fortalecendo o fígado e os rins.
De facto, “os rins e o fígado – assim como outros órgãos pertencentes ao sistema gastrointestinal, os pulmões e a própria pele – desempenham um papel na eliminação de substâncias tóxicas”, avança a nutricionista. Contudo, contrapõe, este processo “ocorre fisiologicamente, sem que seja necessário ser induzido por sumos”.
“De uma forma genérica, este processo de “detox” tem como objetivo reduzir a toxicidade de substâncias indesejáveis a que somos expostos, tornando-as solúveis em água e como tal passíveis de serem eliminadas através da urina, das fezes e também da bílis”, sustenta.
A nutricionista acrescenta que, de facto, “existem nutrientes que podem ser importantes para as enzimas que estão envolvidas neste processo”, alguns até presentes na cenoura e no pepino.
Ainda assim, “mais uma vez, esta exclusividade e a magnitude do efeito são falaciosas“, acrescenta.
O sumo de pepino e cenoura tem benefícios para a saúde?
“O sumo em si não apresenta nenhuma vantagem que mereça a recomendação“, reforça a nutricionista.
Os alimentos em específico, ou seja, “os seus valores nutricionais podem efetivamente ter efeitos positivos a diferentes níveis e em diferentes órgãos”.
A cenoura é muito interessante do ponto de vista nutricional, sendo uma “fonte primordial de vitamina A, que apresenta uma excelente ação antioxidante”. Já o pepino, “além dos nutrientes (como o potássio) e fitoquímicos, destaca-se pelo conteúdo em água (e baixo valor energético) e fibra, importantes para hidratação e para a diurese”.
No entanto, estes benefícios “não se limitam ao fígado e ao rim” e não são proporcionados apenas pela cenoura e pelo pepino.
Existe alguma forma de fortalecer os rins e o fígado?
Segundo Inês Pádua, o essencial para fortalecer os rins e o fígado é, num primeiro plano, ter uma “alimentação saudável“, ou seja, comer de forma “variada, completa e equilibrada”. Isto traduz-se, por exemplo, num “particular enfoque no consumo de hortofrutícolas, na ingestão de água e na moderação do consumo de alimentos ultraprocessados”.
Noutro plano, a professora do CESPU considera importante “reduzir a exposição a substâncias tóxicas“, tais como “bebidas alcoólicas, consumo de partes de alimentos chamuscadas, hábitos tabágicos e uso não prescrito de medicamentos”.
Em suma, não há provas que sustentem a ideia que o sumo de pepino e cenoura fortaleça os rins e o fígado. Estes alimentos são interessantes do ponto de vista nutricional, mas não têm a capacidade, em forma de sumo, de revigorar estes órgãos.
LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:
- Chá de louro e cravo-da-índia emagrece e “seca barriga”?
- Xarope de cenoura caseiro cura gripes e constipações?
- Deve lavar o arroz antes de o cozinhar por causa “dos pesticidas”? Especialistas respondem
- O corpo envia sinais um mês antes de um AVC ocorrer?
- Restos de cebola são venenosos e não deve guardá-los no frigorífico?
- Comer uma banana à noite ajuda a dormir melhor?
- Café curto tem mais cafeína do que o cheio?
- Beber Coca-Cola para tratar a diarreia é eficaz e recomendável?
- Fazer unhas de gel tem riscos para a saúde? Como minimizá-los?
- Deve demolhar as leguminosas antes de as cozinhar? Porquê?
- O café é “a droga mais viciante do mundo”?
- Beber café antes da sesta tem benefícios?
- Nunca se pode tomar medicamentos com leite, sumo ou chás?
Categorias: