PUB

Fact-Checks

Sopas “detox” são bons substitutos de almoço ou de jantar?

As sopas “detox” são apresentadas nas redes sociais como uma opção saudável que elimina as toxinas do organismo. Mas será que estas sopas “detox” são um bom substituto para as refeições do almoço ou do jantar?

9 Out 2022 - 09:23

Sopas “detox” são bons substitutos de almoço ou de jantar?

As sopas “detox” são apresentadas nas redes sociais como uma opção saudável que elimina as toxinas do organismo. Mas será que estas sopas “detox” são um bom substituto para as refeições do almoço ou do jantar?

São muitas as receitas de sopas (supostamente) detox partilhadas nas redes sociais. Feitos à base de legumes,  estes pratos incluem, por vezes, ingredientes menos prováveis nas sopas tradicionais portuguesas, como o gengibre. Em várias publicações, promete-se que estas receitas limpam o organismo e aconselham-se os seguidores a trocarem o almoço ou o jantar por uma destas sopas.  Mas será saudável substituir as refeições principais por sopas detox?

O almoço e o jantar podem ser substituídos por sopas detox?

O Viral colocou a questão a dois especialistas em nutrição e a resposta não é “sim” nem “não”. Substituir uma refeição por uma sopa – seja “detox” ou tradicional – representa uma diminuição da componente energética da refeição e, por isso, é necessário analisar o dia e perceber se o balanço energético foi equilibrado.

“Se, ao longo do dia, eu tiver um consumo de proteína suficiente, se ingeri fruta, hidratos de carbono para ter energia e fiz um equilíbrio das gorduras, no limite, não antevejo que haja algum prejuízo em fazer esta sopa ‘detox’ ou tradicional à noite”, explica José Camolas, vice-presidente da Ordem dos Nutricionistas e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e no Instituto Egas Moniz.

PUB

O especialista alerta, contudo, que esta prática não é recomendada a alguém “que tenha um peso muito baixo ou alguma desnutrição identificada, uma vez que a sopa não é uma grande fonte energética”.

No mesmo sentido, a nutricionista Sandra Silva adianta ao Viral que é possível “obter os nutrientes necessários noutras refeições”, mas desaconselha que se faça uma substituição frequente do almoço ou do jantar por sopa, seja detox ou tradicional.

“Nutricionalmente, não será uma refeição muito completa. Pontualmente, não terá problema, mas utilizar isso como regra não faz sentido para mim, pois não vai ser tão rica ou saciante”, sustenta.

Para José Camolas, a prática de apenas comer sopa à refeição pode ser mais procurada ao jantar, quando as pessoas procuram uma refeição mais leve. Uma vez que “a maioria das pessoas tem um ritmo citadino, é de esperar que a evolução do metabolismo acompanhe essa cadência”, ou seja, que haja “maior ingestão alimentar na primeira metade do dia e menor na segunda”. Mesmo assim, caso queira substituir a refeição do almoço por uma sopa, o nutricionista aconselha a fazer um reforço das refeições a meio da manhã e do lanche para compensar a redução energética.

Se pretende substituir as refeições por sopa detox com o objetivo de compensar uma alimentação pouco saudável e desequilibrada, os especialistas alertam que estas receitas não servirão esse propósito.

Há diferença entre as sopas detox e as tradicionais?

O termo detox é normalmente associado a um processo de desintoxicação que irá promover a eliminação de toxinas do organismo. Mas, ao analisar algumas receitas partilhadas, podemos concluir que os ingredientes utilizados são, na sua grande maioria, legumes – tal como acontece noutras sopas.

A evidência científica sobre o impacto das dietas detox como potenciador da eliminação de toxinas ou perda de peso é bastante reduzida. Uma revisão sistemática, publicada em 2014, concluiu que a maior parte dos estudos sobre dieta detox comerciais foi apenas realizada em animais e que “nenhum ensaio controlado e randomizado foi conduzido para avaliar a eficácia” destas dietas em seres humanos.

PUB

Também entre os nutricionistas, o termo detox não é consensual. Sandra Silva afirma que esta classificação “não faz sentido”, uma vez que “o nosso corpo já faz o processo de desintoxicação” através da atividade hepática. José Camolas considera que este conceito é uma “moda” e que se tornou em algo que é aplicado a alimentos “potencialmente positivos e favoráveis” para a saúde.

“As sopas de legumes, por natureza, são sempre ‘detox’. Isto é, se quisermos dizer que ‘detox’ é a introdução de alimentos que, de alguma forma, equilibram o nosso corpo e potenciam estilos de vida mais saudáveis”, conclui.

Etiquetas:

Detox | Perda de peso | Sopas

9 Out 2022 - 09:23

Partilhar:

PUB