PUB

Fact-Checks

Sopa “seca tudo” faz perder 6 quilos numa semana?

23 Ago 2023 - 10:32
falso

Sopa “seca tudo” faz perder 6 quilos numa semana?

A sopa “seca tudo” é apresentada nas redes sociais como uma forma eficaz de perder 6 quilos em apenas uma semana. A receita consiste numa mistura de vários vegetais como cenoura, espinafres, cebola, beringela, entre outros.

As dietas “milagrosas” com base em alimentos específicos que prometem emagrecimento rápido são cada vez mais partilhadas nas redes sociais. Mas serão eficazes? E seguras?

É verdade que a sopa “seca tudo” elimina 6 quilos numa semana?

sopa seca tudo perder peso 6 quilos numa semana

Não há nenhum alimento ou receita que, por si só, permita uma perda de 6 quilos por semana. Além disso, perder tanto peso em apenas 7 dias não é aconselhado e pode até ser perigoso para a saúde.

O processo para perder peso não se baseia apenas na ingestão de um alimento, mas num “processo complexo” que “pressupõe que a energia ingerida” pelo indivíduo “seja menor do que a energia gasta”, explica Lúcia Figueiredo, nutricionista especializada em alimentação coletiva, em declarações ao Viral.

“A sopa ‘seca tudo’ aparece descontextualizada e pode induzir em erro quem acredite que a inclusão de uma sopa com os ingredientes mencionados no seu dia a dia vá fazer a diferença na perda de peso”, adianta a nutricionista.

Segundo Lúcia Figueiredo, “é necessário ter em consideração os restantes alimentos ingeridos durante o dia e o nível de atividade física para perceber se a tendência é de perda de peso”.

Equilíbrio e variedade são dois pontos importantes quando se prepara um prato. Lúcia Figueiredo explica que “as ‘dietas’ monótonas” – ou seja, as que se baseiam apenas num tipo ou num grupo de alimentos – “nunca serão seguras porque nenhum alimento, por si só, é capaz de fazer perder peso de forma eficaz, segura, duradoura e sem riscos para a saúde”.

PUB

Por um lado, ao reduzir a alimentação “a um grupo restrito de alimentos”, o indivíduo estará “a ingerir sempre os mesmos nutrientes”. Por outro, ao retirar por completo um ou mais grupos alimentares do prato, poderá estar a “pôr em causa o aporte de nutrientes, vitaminas e minerais essenciais às funções vitais do organismo”.

No caso particular da receita identificada como sopa “seca tudo”, os ingredientes utilizados são “produtos hortícolas”, constituídos “maioritariamente por água” e, por isso, têm “baixo valor energético”. Apesar de terem um “teor em fibra razoável”, estes apresentam “baixo teor em proteína, lípidos e hidratos de carbono”.

A Direção-Geral da Saúde aconselha os cidadãos a desconfiar “de planos alimentares monótonos ou de produtos milagrosos”. 

“Dietas apenas de sopa, apenas de fruta ou outras muito monótonas são perigosas a médio prazo, pois reduzem a disponibilidade de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo”, pode ler-se nas dez recomendações para perder peso de forma saudável. 

Em suma, Lúcia Figueredo sublinha que esta receita de sopa “não é equilibrada do ponto de vista nutricional” e, por isso, “deverá sempre ser complementada com outros alimentos que forneçam estes nutrientes”. 

Apesar de ser um bom complemento às refeições, a sopa “seca tudo” não deve ser um “substituto de uma refeição, nem mesmo a única refeição do dia”, conclui a nutricionista.

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:


Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

PUB

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

falso

Categorias:

Alimentação

Etiquetas:

Produtos naturais

23 Ago 2023 - 10:32

Partilhar:

PUB