PUB

Fact-Checks

Snacks dentários para cães substituem escovagem?

12 Mai 2023 - 09:40
falso

Snacks dentários para cães substituem escovagem?

Os snacks dentários para cães vendem-se em vários formatos, cores e sabores, e prometem uma “boa saúde oral diária” destes animais. Diversas marcas vendem estes produtos como solução para limpar e prevenir a placa e o tártaro acumulado nos dentes dos cães. Mas estes são o suficiente para garantir uma boa saúde oral destes animais? E substituem a escovagem dos dentes?

Dar snacks dentários aos cães é suficiente para uma boa saúde oral destes animais?

snacks dentários

Em declarações ao Viral, Lisa Mestrinho, veterinária e professora na Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade de Lisboa, explica que o propósito dos snacks dentários é ser um complemento à higiene oral dos cães, dado que a escovagem dos dentes é a forma mais eficiente de manter uma boa saúde oral destes animais.

“Estes snacks são produtos que se encontram no mercado e foram desenvolvidos para serem mastigados”, começa por apontar a professora da FMV. 

De facto, continua, “mastigar pode ser útil na redução da doença periodontal”, já que este gesto “ajuda a remover mecanicamente a placa bacteriana e o tártaro da superfície dos dentes”. 

Portanto, “os snacks dentários são adjuvantes eficazes no controlo de placa”, pois “possuem propriedades abrasivas ou aditivos que contribuem para um maior controlo da placa bacteriana”, realça.

No entanto, Lisa Mestrinho considera fundamental ter em conta que “a eficácia dos snacks dentários depende também do tamanho e dos hábitos de mastigação do cão”. Além disso, “também devem conter ingredientes seguros e digeríveis”. 

É nesse sentido que surgem alguns problemas associados a estes petiscos. Por exemplo, alguns “snacks de dureza elevada, como hastes de veado ou ossos, podem realmente causar lesões dentárias (fraturas) ou mesmo problemas gastrointestinais”, alerta.

Por outro lado, alguns destes produtos “são suplementos alimentares – contêm aporte calórico – e podem ser um problema em cães com problemas de excesso de peso”. Como tal, defende a especialista, estes produtos “não são recomendados por médicos veterinários”. 

PUB

Ainda assim, refere, “existe uma instituição, o Veterinary Oral Health Council (VOHC), que reconhece a qualidade de snacks e de outros produtos dentários para cães e gatos, que poderá ajudar numa escolha informada de um snack a adquirir para este efeito”. 

De qualquer modo, “escovar os dentes [dos cães] é o método mais eficaz para prevenir a placa bacteriana e consequentemente a doença periodontal” nestes animais, esclarece a professora da FMV.

Qual a importância de uma boa saúde oral nos cães? Como garanti-la?

snacks dentários

Tal como acontece nos humanos, o método mais eficaz para controlo de placa bacteriana nos cães é “escovar os dentes diariamente”, reforça Lisa Mestrinho. 

Na perspetiva da especialista, “esta medida pode e deve ser implementada nos animais de companhia sempre que possível, especialmente em animais em risco, tais como cães de raças pequenas”. 

Além disso, “a consulta de cuidados primários, pelo médico veterinário assistente, é fundamental para o diagnóstico precoce das doenças orais”, acrescenta.

A falta de cuidados na saúde oral dos cães, segundo Lisa Mestrinho, pode ter várias consequências negativas no animal. “A doença oral que mais frequentemente afeta os cães é a doença periodontal”, salienta.

Esta “é uma doença inflamatória progressiva que possui consequências locais e sistémicas, ou seja, noutros órgãos”, informa a professora da FMV.

Quanto às “consequências locais”, a veterinária explica que estas “são sempre as mais expressivas e incluem desde o mau hálito persistente, até infecções graves, perda de dentes, ou mesmo fraturas dos ossos que suportam os dentes (a mandíbula)”. 

PUB

Para mais, a não manutenção da saúde oral canina pode ter “consequências nos outros órgãos” que, por norma, “são mais silenciosas e menos percebidas”, refere. 

“Podem incluir desde problemas hepáticos ou renais, até a dificuldade de controlo de outras comorbidades, também muito frequentes nos cães (a diabetes, por exemplo)”, conclui.

falso

Categorias:

Animais

Etiquetas:

Animais

12 Mai 2023 - 09:40

Partilhar:

PUB