PUB

Fact-Checks

Queda de cabelo aumenta no outono?

Com a chegada do outono, chega também o aumento da queda de cabelo. Esta é uma afirmação que faz parte da sabedoria popular, mas será que é confirmada pela ciência?

1 Out 2022 - 10:19

Queda de cabelo aumenta no outono?

Com a chegada do outono, chega também o aumento da queda de cabelo. Esta é uma afirmação que faz parte da sabedoria popular, mas será que é confirmada pela ciência?

O outono traz o frio, a chuva e as folhas das árvores começam a cair. Nessa altura do ano, é comum sentir-se também uma queda de cabelo mais acentuada, seja pelos fios que ficam espalhados na banheira ou presos na escova e no lavatório após o pentear. Mas o que diz a ciência sobre este assunto?

Confirma-se que existe uma maior tendência de queda de cabelo no outono e há duas razões para tal. A primeira prende-se com o ciclo de crescimento do cabelo, explica ao Viral Alia Ramazanova, médica de clínica geral e especialista em tricologia (área que trata de problemas no cabelo e couro cabeludo) na clínica Personal Derma.

Porque é que a queda de cabelo aumenta no outono?

“O nosso cabelo cresce de forma cíclica: tem um período de crescimento de três a cinco anos, para de crescer durante três meses e depois acaba por cair, dando lugar, na mesma raiz, a um cabelo novo”, prossegue a especialista. E estes ciclos de crescimento estão estudados cientificamente.

A primeira fase do ciclo corresponde ao crescimento: os folículos capilares desenvolvem-se e fazem crescer o cabelo na totalidade. Na segunda e na terceira fase, o cabelo deixa de crescer, separa-se do folículo capilar e cai, criando espaço para que um novo cabelo possa emergir a partir do mesmo lugar. A esta última fase do ciclo dá-se o nome de telógena.

Ora, a especialista adianta que, “habitualmente, a fase telógena coincide com a altura do outono”, embora haja “estudos que afirmam que existe outro pico de queda do cabelo na primavera”. 

Esta fase pode durar entre um e três meses, sendo previsto que, passado esse tempo, o volume de queda de cabelo diminua de forma natural, sem ser necessária qualquer intervenção.

Queda de cabelo e as agressões do verão

A última fase do ciclo de crescimento do cabelo não ocorre só no outono. No entanto, depois do verão, existe uma maior probabilidade de os cabelos entrarem nesta fase. Alia Ramazanova explica a razão: “No verão, como há mais calor, ocorre maior vascularização do couro cabeludo [processo de dilatação dos vasos sanguíneos], o que faz com que haja mais cabelos a entrarem na segunda fase [do ciclo] e, três meses depois, acabam por cair”.

PUB

Por outro lado, avança, “a queda de cabelo aumenta no período a seguir às férias porque, durante o verão, estamos mais expostos à radiação solar, ao calor e ao sal da água do mar, o que acaba por ferir e estragar a haste do nosso cabelo”. Deste modo, o cabelo “torna-se mais seco e quebradiço, o que leva a uma sensação de maior queda causada pela rutura do fio capilar.” 

O que fazer quando o cabelo começa a cair?

Cada pessoa perde, em média, 100 cabelos por dia. No outono, este valor chega a duplicar. A queda de cabelo afeta homens e mulheres da mesma forma. No entanto, no caso das mulheres – por usarem, normalmente, o cabelo mais comprido – esta queda torna-se mais visível.

PUB

Quando a queda de cabelo se mantém intensa por longos períodos e começa a ser possível ver a olho nu o couro cabeludo, deve procurar-se aconselhamento médico de um dermatologista ou tricologista.

Categorias:

Cabelo | Dermatologia

1 Out 2022 - 10:19

Partilhar:

PUB