PUB

Fact-Checks

Ovos biológicos são mais saudáveis e têm mais nutrientes?

Biológico é mais saudável. É este o pensamento de muitas pessoas assim que veem “de origem biológica” escrito numa caixa de ovos à venda no supermercado. Mas é mesmo verdade que os ovos biológicos são mais saudáveis e têm mais nutrientes?

8 Out 2022 - 10:01

Ovos biológicos são mais saudáveis e têm mais nutrientes?

Biológico é mais saudável. É este o pensamento de muitas pessoas assim que veem “de origem biológica” escrito numa caixa de ovos à venda no supermercado. Mas é mesmo verdade que os ovos biológicos são mais saudáveis e têm mais nutrientes?

Com o crescimento dos alimentos provenientes de uma produção biológica surge também uma certa desvalorização dos produtos convencionais. Há quem alegue que, por exemplo, os ovos biológicos têm mais nutrientes e são mais saudáveis do que os convencionais. É verdade?

Em entrevista ao Viral, a professora do Instituto Superior de Agronomia e autora do livro “O ovo”, Madalena Lordelo, e a nutricionista Sandra Rosmaninho Almeida explicam os prós e os contras do consumo dos vários tipos de ovos.

Os ovos biológicos são mais saudáveis?

Em termos nutricionais, os biológicos não são mais vantajosos. Sandra Rosmaninho Almeida esclarece que, “apesar de a produção biológica dos ovos partir de um melhor princípio, não existem grandes diferenças nutricionais entre estes ovos e os ovos convencionais”.

PUB

Tal como explicam as especialistas, há quatro modos de produção de ovos: em gaiolas, ao ar livre, no solo (os animais estão fechados em pavilhões) e biológica (tem maior preocupação com o bem-estar animal e as galinhas só comem ração biológica).

Especificamente na produção biológica, a alimentação das galinhas é muito regulada. Por lei, a ração “não pode ter pigmentantes sintéticos, não pode ter aminoácidos sintéticos, e o milho e a soja – que são os principais compostos da ração – não podem ser geneticamente modificados”, sublinha Madalena Lordelo.

Isto não quer dizer que os produtos biológicos sejam isentos de pesticidas. Tal como o Viral já verificou, Almeida também assegura que neste tipo de produção são utilizados “outros tipos de pesticidas e numa percentagem menor”, mas estes produtos continuam a estar presentes.

Por outro lado, como se utiliza menos quantidade de pesticidas, “pode haver maior risco microbiológico, ou seja, pode haver mais parasitas e bactérias nos alimentos”, alerta a mesma fonte.

Vale a pena investir em ovos biológicos? 

Não necessariamente. O que encarece o ovo biológico, clarifica a professora do ISA, “é o facto de as galinhas terem de se alimentar com ração biológica. Esta ração é caríssima, porque o milho e a soja biológica, são muito caros, são raros e difíceis de encontrar”. 

Além destes produtos serem mais caros, a nutricionista esclarece que os estudos não conseguem isolar o efeito dos alimentos biológicos, pelo que não é possível afirmar com certeza se são mais saudáveis ou não.

Isto acontece porque, “normalmente, quem tem uma alimentação mais biológica, também acaba por ter outros cuidados, quer ao nível de escolha de alimentos, quer mesmo ao nível de estilo de vida”, garante.

“Se eu quiser um produto mais saudável, vou comprar os ovos com ómega 3”

Madalena Lordelo e um grupo outros investigadores desenvolveram um estudo, em 2017, onde analisaram a diferença de qualidade entre ovos produzidos em gaiolas, no solo, ao ar livre, biológicos e ovos enriquecidos com ómega 3.

PUB

A especialista lembra que a grande conclusão da investigação é que “a qualidade entre os ovos não diferia muito, mas havia algumas diferenças significativas”. Uma delas é que os ovos biológicos têm a gema mais clara.

A outra é que “ovos enriquecidos com ómega 3 têm um perfil de ácidos gordos polinsaturados – aqueles que são benéficos para a saúde humana – muito melhor”, assegura a uma das autoras do estudo. 

Em relação a todos os outros ovos, a professora do ISA considera que não pode garantir que são a escolha certa. “Se eu quiser um produto mais saudável vou comprar os ovos enriquecidos com ómega 3, que não são necessariamente biológicos”, sustenta.

PUB

Em suma, é verdade que a produção biológica limita o uso de pesticidas e assenta no princípio do bem-estar animal. No entanto, em termos nutricionais os ovos biológicos não são mais vantajosos. 

Além disso, a diferença de preço poderá não compensar o investimento, uma vez que a ciência não consegue isolar o efeito dos ovos biológicos. Sendo assim, a escolha mais saudável poderá ser os ovos enriquecidos com ómega 3, apesar de todos os ovos terem lugar numa dieta equilibrada.

 

Categorias:

Alimentação

8 Out 2022 - 10:01

Partilhar:

PUB