PUB

Fact-Checks

Dermatologia

O solário prepara a pele para o sol? Claro que não

18 Fev 2022 - 10:00

Dermatologia

O solário prepara a pele para o sol? Claro que não

O verão é, muitas vezes, sinónimo de praia e bronzeado. Os riscos associados à exposição solar são conhecidos, como escaldões e aumento da possibilidade de desenvolver cancro da pele. Mas há quem diga que ir ao solário e ficar com a pele bronzeada antes de começar a apanhar banhos de sol atua como proteção. Será verdade?

Trata-se de um mito. O recurso a solários não oferece proteção contra escaldões ou outros riscos da exposição ao sol. A Organização Mundial de Saúde (OMS) explica que uma pele bronzeada oferece uma proteção equivalente ao fator entre dois e quatro e que “o bronzeado não defende contra os danos a longo prazo como o cancro da pele”.

“Os solários emitem maioritariamente radiação UVA, que produz um efeito de bronzeado ao aumentar a quantidade de pigmento de melanina nas camadas superiores da pele. Mesmo que isso seja identificado como uma defesa contra mais danos UV, o escurecimento da pele fornece pouca proteção extra. A UVB, por outro lado, estimula as células a produzir uma epiderme mais grossa, que oferece ligeiramente mais proteção contra a exposição à radiação UV”, esclarece ainda a OMS.

Além disso, os solários podem também ser perigosos devido à radiação UV emitida. Tanto os solários como o sol emitem radiação UV que pode causar danos na pele. “Os bronzeados do solário podem ser especialmente perigosos, uma vez que as radiações de UV dos solários podem ser muito mais fortes do que o sol de verão ao meio-dia”, alerta a instituição de caridade australiana para casos de cancro – Cancer Council.

Segundo a Fundação norte-americana para o Cancro da Pele, apenas uma utilização de solário aumenta em 75% o risco de desenvolver melanoma. “Os solários não oferecem uma alternativa saudável à luz do sol; aumentam o risco de cancro da pele”, afirma. Entre os riscos do uso de solários estão as queimaduras, irritações de pele, inchaço, foles e dor, o envelhecimento precoce da pele e danos nos olhos.

PUB

Seja no solário, na praia, na piscina ou em qualquer lugar onde pode apanhar banhos de sol, a radiação UV é prejudicial e causa danos à pele. E não é um bronze adquirido no solário que irá protegê-lo de apanhar um escaldão quando estiver ao sol. Por isso, deverá colocar sempre o protetor solar adequado à sua pele e evitar exposições nas horas de maior calor – entre as 11:00 e as 16:00.

Categorias:

cancro | Dermatologia

18 Fev 2022 - 10:00

Partilhar:

PUB