PUB

Fact-Checks

Mpox é, na verdade, herpes zoster provocado pelas vacinas contra a Covid-19?

21 Ago 2024 - 10:00
falso

Mpox é, na verdade, herpes zoster provocado pelas vacinas contra a Covid-19?

Circula nas redes sociais a teoria de que a mpox, doença declarada emergência de saúde pública global pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a 14 de agosto, é, na verdade, “um disfarce para os danos causados ao sistema imunitário pelas vacinas contra a Covid que resultam em herpes zoster”.

Várias destas publicações citam um “médico alemão” que teria defendido que “o que nos é vendido como casos de varíola dos macacos é, na verdade, herpes zoster resultante dos efeitos da vacina Covid”. Mas terão estas alegações fundamento?

A mpox é herpes zoster causada pelas vacinas contra a Covid-19?

Mpox herpes zoster  vacinas covid-19

Não, a mpox não é, na verdade, herpes zoster, nem foi causada pelas vacinas contra a Covid-19.

Em primeiro lugar, a mpox e a herpes zoster são doenças diferentes, causadas por vírus diferentes.

A mpox (também conhecida como varíola dos macacos) é causada pelo vírus monkeypox, do género orthopoxvirus. Já a herpes zoster (também conhecida como zona) é “causada pela reativação do vírus da varicela, o varicella-zoster do grupo herpesvirus”, tal como explica a DGS neste artigo de perguntas e respostas.

Apesar de ambas as doenças terem como principal sintoma o surgimento de erupções cutâneas, as manchas formadas em cada um dos casos são visivelmente diferentes (tal como se pode ver na imagem abaixo) e outros sintomas das doenças são também distintos.

 

Aliás, como se pode ler neste texto explicativo, na herpes zoster, “as bolhas aparecem sobre uma área/zona vermelha num formato parecido com uma faixa”, o que não acontece com a mpox.

Noutro plano, também não há qualquer evidência de que a mpox seja causada pela vacina contra a Covid-19.

Segundo a informação disponível no site da OMS, o vírus monkeypox foi descoberto na Dinamarca em 1958 “em macacos utilizados para investigação” e o primeiro caso de mpox em humanos foi registado “num rapaz de nove meses na República Democrática do Congo” em 1970, cinquenta anos antes de a pandemia de Covid-19 ser declarada, em março de 2020.

PUB

Importa sublinhar também que o “médico alemão” citado nestas publicações é Wofgang Wodarg, conhecido por defender posições sobre a vacina da Covid-19 que contrariam o consenso científico, nomeadamente a ideia de que este medicamento causa infertilidade nas mulheres.

PUB

As declarações de Wolfgang Wodarg citadas nestas publicações foram captadas em 2022, numa entrevista ao AUF1, um canal online austríaco criado em 2021 e ligado  ao movimento negacionista “Querdenker”, que promove teorias da conspiração e desinformação sobre a Covid-19 e outros temas.

falso

Categorias:

Covid-19

21 Ago 2024 - 10:00

Partilhar:

PUB