PUB

Fact-Checks

Mouth taping. Tapar a boca com fita-cola melhora o sono? Quais os perigos?

A prática de tapar a boca com fita-cola (mouth taping, em inglês) está a ser partilhada nas redes sociais como um método eficaz na melhoria da qualidade do sono. Será esta técnica eficaz? Quais os perigos?

7 Nov 2022 - 09:22

Mouth taping. Tapar a boca com fita-cola melhora o sono? Quais os perigos?

A prática de tapar a boca com fita-cola (mouth taping, em inglês) está a ser partilhada nas redes sociais como um método eficaz na melhoria da qualidade do sono. Será esta técnica eficaz? Quais os perigos?

A expressão “mouth taping” – que, em português, significa “tapar a boca com fita-cola” – ganhou força no TikTok depois de uma série de criadores de conteúdos digitais terem revelado naquela rede social os alegados benefícios desta prática.

Segundo os autores destes vídeos, o hábito de tapar a boca com fita-cola antes de dormir impede a respiração oral, contribuindo para uma noite mais tranquila, para um sono mais profundo e para o fim do ressonar. No entanto, os especialistas ouvidos pelo Viral avisam que, além de não existir fundamento científico para estas alegações, este gesto pode ser perigoso.

A prática de “mouth taping” melhora a qualidade do sono?

mouth taping

Em declarações ao Viral, o diretor da Unidade de Sono do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, Miguel Meira e Cruz, garante não existir “evidência científica robusta” que comprove os supostos benefícios de tapar a boca com fita-cola antes de dormir.

PUB

Para o especialista, que é também diretor do Centro Europeu do Sono, “a hipótese de tapar a boca com um adesivo para melhorar os distúrbios respiratórios associados ao sono, nomeadamente o ressonar e a apneia do sono, e com isso melhorar a sua qualidade e queixas (de sono), não tem, à primeira vista, plausibilidade”.

Noutro plano, prossegue, este método “não foi testado e avaliado adequadamente”, nem foram definidas “contraindicações absolutas ou relativas para esta modalidade”.

Quais os perigos da prática de “mouth taping”?

mouth taping

Na perspetiva de Meira e Cruz, esta prática pode ser “dramaticamente perigosa”, dado que “tapar a boca pode, por vários motivos e nalgumas destas circunstâncias, comprometer a ventilação adequada”, bem como “a interação cardiorrespiratória, com um risco objetivo, em alguns casos, de morte iminente”.

Visão semelhante tem a técnica superior de diagnóstico e terapêutica nas áreas da Cardiopneumologia e Neurofisiologia e mestre em Medicina do Sono, Bruna Reis. A cocriadora da página “O teu mal é sono” aponta que a maior parte das pessoas que respira pela boca fá-lo porque tem “uma qualquer causa de obstrução nasal”. Ora, tapar a boca – que é a única via compensatória desse fluxo de ar que está a ser insuficiente pela via nasal – pode ser muito perigoso.

No mesmo plano, Reis considera o “mouth taping” particularmente perigoso “para quem sofre da síndrome de apneia obstrutiva do sono, que é um dos distúrbios do sono mais prevalentes no mundo inteiro”, pois, com esta prática, “não só estamos a obstruir a respiração e a agravar a apneia do sono, como também estamos a fragmentar o sono”.

Além disso, sustenta, há ainda outros riscos como “a irritação ou reações alérgicas ao adesivo na pele e nos lábios”.

Por outro lado, completa, este gesto é apenas “um penso rápido para um problema muito mais complexo e que precisa de ser tratado desde a raiz”.

PUB

Respirar pelo nariz é mais saudável?

mouth taping

Questionada sobre a diferença entre a respiração oral e a respiração nasal, Bruna Reis adianta que “respirar pelo nariz é, no geral, mais saudável do que respirar pela boca, porque o nariz tem um sistema de filtragem de partículas, bem como um sistema de humidificação e aquecimento do ar que inspiramos, o que não acontece quando respiramos pela boca”.

Por isso, acrescenta, “a respiração oral pode ser sinal de uma obstrução nasal” que “pode ter várias causas”, desde uma constipação ou uma alergia até um problema mais permanente como “um desvio do septo que precisa de ser corrigido cirurgicamente”.

Nesse sentido, em vez de tapar a boca com fita-cola, a técnica superior de diagnóstico e terapêutica aconselha quem respira pela boca durante a noite a marcar uma consulta do sono para avaliar a possibilidade de apneia.

PUB

Noutro plano, pode ser também recomendada “uma consulta com um otorrinolaringologista, porque existem técnicas como a expansão do palato ou aparelhos para esse efeito em que se vai abrir um pouco a via aérea e privilegiar a respiração nasal”.

Quando o problema passa pelo ressonar durante a noite, ​​”evitar dormir de barriga para cima” também pode ajudar.

Em qualquer dos casos, os motivos devem ser investigados e a técnica de tapar a boca com fita-cola deve ser abandonada.

7 Nov 2022 - 09:22

Partilhar:

PUB