PUB

Fact-Checks

Manchas brancas nas unhas são sempre sinal de anemia?

O aparecimento de pequenos pontos ou manchas esbranquiçadas numa ou noutra unha é bastante comum. No entanto, há quem fique alarmado porque já ouviu dizer que essas manchas brancas nas unhas são sinal de anemia ou de outros problemas de saúde. Confirma-se?

11 Out 2022 - 09:48
falso

Manchas brancas nas unhas são sempre sinal de anemia?

O aparecimento de pequenos pontos ou manchas esbranquiçadas numa ou noutra unha é bastante comum. No entanto, há quem fique alarmado porque já ouviu dizer que essas manchas brancas nas unhas são sinal de anemia ou de outros problemas de saúde. Confirma-se?

 

Diz a sabedoria popular que as manchas brancas nas unhas indicam problemas de saúde, como a anemia, ou défice de nutrientes. Esta tese é também defendida numa publicação partilhada no Facebook em abril.

Segundo o autor do post, as “manchas brancas nas unhas são comuns como resultado de deficiências nutricionais de zinco, ferro, selénio e proteínas”, embora, defende, também possam “ser causadas por infeções, doenças metabólicas, doenças sindrómicas ou micoses”.

É verdade que as manchas nas unhas são sempre sinal de problemas de saúde?

Essas manchas são, na maioria dos casos, benignas, causadas por pequenos traumatismos e acabam por desaparecer sozinhas. Quem o explica ao Viral é a médica Ana Pedrosa, responsável pela secção de Tricologia e Onicologia do serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHSJ).

Porque é que surgem pequenas manchas brancas nas unhas?

Ana Pedrosa começa por esclarecer que o nome clínico dado a estas manchas é “leuconíquia”. Segundo a dermatologista, “os pacientes ficam muito preocupados ao reparar nessas manchas”, mas geralmente não há uma patologia associada ao seu aparecimento.

Junto à raiz da unha há uma pele (a prega proximal) e, por baixo dessa pele, onde se encontra a cutícula, está uma “fina lâmina”, denominada matriz, que dá origem à unha (prato ungueal), clarifica Pedrosa. 

Ora, “se sofrermos alguma agressão nessa área, é normal que a unha vá nascer depois com as tais marcas brancas que são relativamente frequentes”, aponta. 

Neste caso, segundo a especialista, não há motivo para preocupação. A condição clínica chama-se leuconíquia punctata e caracteriza-se pelo aparecimento de “manchas benignas” e “um pouco disformes”.

“As nossas mãos são utilizadas nas mais variadas tarefas do dia a dia”. Portanto, “qualquer pequeno traumatismo na origem da unha, sobretudo em pessoas mais suscetíveis”, pode provocar o aparecimento destas manchas, tranquiliza a especialista.

PUB

A leuconíquia punctata pode surgir tanto nas unhas das mãos como nas dos pés e é possível que ocorra devido a traumatismos causados “durante a manicure ou a pedicure”, ou, por exemplo, durante as atividades diárias de um desportista, refere Ana Pedrosa. 

Geralmente, estas manchas “acabam por desaparecer em cerca de seis meses, nas unhas das mãos, e em cerca de 9 a 12 meses, no caso das unhas dos pés, porque este é o tempo que, normalmente, num adulto as unhas demoram a crescer completamente”, assegura a mesma fonte.

Há, ainda, outra situação relativamente comum. “Além das manchinhas na superfície da unha podem surgir umas linhas esbranquiçadas ao longo da própria unha como se estivesse riscada de branco”. Esta condição tem o nome de leuconíquia estriada e, muitas vezes, acontece também devido a pequenas agressões. 

O mais comum é surgir em pacientes que “roem as unhas ou fazem algum tipo de traumatismo mais intensivo e que ocupa a matriz, ou seja, a origem da unha na sua globalidade, de uma ponta a outra”.

Quais as situações em que se deve estar alerta?

Ainda assim, adianta a especialista, pode ser caso para maior preocupação quando “as manchas brancas que ocupam toda a unha e todas as unhas”. 

Neste caso, verifica-se uma leuconíquia total. A médica do CHSJ alerta que, nestas situações, tem de haver uma investigação, uma avaliação por parte de um dermatologista para se perceber a causa e, eventualmente, realizar-se análises.

São raros os casos, mas quando isto acontece pode significar a presença de uma falência hepática (fígado) ou renal (rins), por exemplo.

Além disso, esta condição pode revelar “uma situação de má absorção, como uma doença celíaca [intolerância ao glúten] ou uma enteropatia [má absorção de água e nutrientes]. Claro que essas doenças cursam muitas vezes com anemia, mas não é uma relação direta”. 

PUB

Por outro lado, a leuconíquia pode ainda ser parcial, ou seja, “é como se as unhas estivessem metade brancas e metade de coloração normal. Essas leuconíquias parciais também devem ser investigadas e podem traduzir outros tipos de patologia”, adverte.

No fundo, as pequenas manchas que aparecem esporadicamente numa unha ou outra são inofensivas e não indicam anemia, nem a presença de qualquer outra doença. Por outro lado, se todas (ou quase todas) as unhas estiverem parcial ou totalmente “pintadas” de uma cor esbranquiçada, deve entrar-se em contacto com um médico.

falso

Categorias:

Dermatologia

11 Out 2022 - 09:48

Partilhar:

PUB