PUB

Fact-Checks

Maca peruana trata a infertilidade e a ejaculação precoce?

A maca peruana é um tubérculo da família do nabo comercializado em Portugal como um suplemento alimentar capaz de atenuar vários problemas de saúde. É verdade que a maca peruana trata a infertilidade e a ejaculação precoce?

18 Out 2022 - 09:40

Maca peruana trata a infertilidade e a ejaculação precoce?

A maca peruana é um tubérculo da família do nabo comercializado em Portugal como um suplemento alimentar capaz de atenuar vários problemas de saúde. É verdade que a maca peruana trata a infertilidade e a ejaculação precoce?

A raiz de maca peruana, um tubérculo da família do nabo, é descrita nas redes sociais como sendo um suplemento nutricional ancestral capaz de minimizar os efeitos de diversas disfunções sexuais, entre elas a infertilidade e a ejaculação precoce.

Numa publicação no Facebook, defende-se que esta substância, à venda em Portugal na forma de cápsulas ou em pó, tem “propriedades que estimulam a atividade física e mental” e “regula as funções sexuais do organismo”, além de combater a anemia e de contribuir para um melhor funcionamento da tiroide.

É verdade que a maca peruana trata a infertilidade e outras disfunções sexuais?

Para Manuel Coelho, urologista no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, estas afirmações “não têm credibilidade nenhuma nem evidência científica”. O médico ressalta que não existem trabalhos científicos que demonstrem a eficácia da planta no tratamento de problemas de foro sexual e reprodutivo.

Por outro lado, refere o especialista, a única substância estudada, “ainda que sem uma evidência muito forte”, é a Serenoa Repens, “usada em medicamentos anti-inflamatórios que atuam na próstata, mas que não têm nenhum efeito em termos de fertilidade ou de tratamento da ejaculação precoce”.

Ao consultar-se uma página de pesquisa do Memorial Sloan Cancer Center – um dos centros de investigação para a cura do cancro mais reputados em todo o mundo – dedicada a herbáceos e a botânicos, encontra-se alguma informação que aponta que a maca-peruana “poderá aumentar a função sexual”, mas sublinha-se serem “necessários mais estudos” para o comprovar.

Com base em experiências laboratoriais, sustenta o texto, poderá haver alguns benefícios na sua utilização, apesar de poucos estudos terem sido conduzidos em humanos. “Alguns destes estudos sugerem um possível benefício na melhoria da disfunção sexual ou em sintomas de menopausa, mas mais estudos são necessários para determinar a sua segurança e eficácia”, lê-se no artigo.

PUB

Noutro plano, alguns dos sintomas reportados em utilizadores de longo-termo são sangramento prolongado e altos níveis de testosterona no sangue. É ainda referido o caso de uma mulher, “na casa dos trinta, que tomou uma colher de chá de maca em pó por dia para aumentar a libido e a energia. O sangramento começou ao fim de poucas semanas e melhorou quando parou de tomar maca. Os altos níveis de testosterona também regressaram ao normal um mês após ter parado de consumir maca”, detalha o mesmo texto.

Por sua vez, um estudo publicado em 2018 no Journal of Ethnopharmacolgy, conclui que “até à data as alegações sobre os efeitos da maca peruana na saúde não podem ser totalmente suportadas de um ponto de vista científico”, sendo necessária mais investigação. 

O autor do estudo alerta ainda para o facto de o conhecimento indígena associado aos benefícios desta raiz ter sido “arrastado para fora do seu contexto para se adequar às exigências de um mercado crescente de medicamentos à base de ervas”, notando ainda as graves consequências que a procura da raiz tem tido para os agricultores peruanos, de onde a maca é endógena.

Quais as causas da infertilidade? E quais os tratamentos?

Manuel Coelho adverte que a infertilidade masculina pode ter várias origens e que convém haver um diagnóstico médico credível. “Pode haver infertilidade de origem no testículo ou de origem obstrutiva”, nota. Isto é, são produzidos espermatozoides, mas por algum motivo estes não conseguem ser libertados. 

“Pode ser devido à próstata ou pode ser mais abaixo. O problema da infertilidade tem de ser avaliado como um todo”, sustenta.

No caso de um paciente masculino suspeitar de um quadro de infertilidade, deve ser feita uma análise hormonal e um espermograma para se perceber qual o padrão, explica Manuel Coelho. 

PUB

Na maior parte das vezes, “tem de se perceber se [o paciente] não tem um varicocele, que é a causa mais frequente de infertilidade masculina”, sublinha. Se assim for, esta “é uma causa potencialmente tratável com uma pequena cirurgia em que se laqueia a veia que está doente”.

Categorias:

Saúde sexual

18 Out 2022 - 09:40

Partilhar:

PUB