PUB

Fact-Checks

Lavar morangos com vinagre e bicarbonato elimina todos os pesticidas?

26 Abr 2023 - 10:40
falso

Lavar morangos com vinagre e bicarbonato elimina todos os pesticidas?

A dica surge no TikTok. Segundo a autora do vídeo, a forma correta de lavar morangos é mergulhar “a fruta numa taça, colocar meio copo de vinagre, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e esperar cerca de 15 minutos”. O último passo é passar os morangos por água fria.

A criadora garante que os morangos “não vão saber a vinagre” e defende que esta técnica elimina todos os pesticidas da fruta. Mas será mesmo assim?

É possível eliminar todos os pesticidas dos morangos ao lavá-los com vinagre e bicarbonato de sódio?

lavar morangos bicarbonato vinagre

Não há nada na literatura que diga cabalmente que a lavagem com este tipo de produtos seja mais eficiente do que a lavagem com água”, adianta, André Pereira, especialista em segurança alimentar e professor na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), em declarações ao Viral.

Segundo o especialista, a grande questão é que nem a água, nem o vinagre e o bicarbonato de sódio podem garantir que as frutas e os vegetais ficam totalmente livres de pesticidas. Porquê?

Em primeiro lugar, a lavagem “só vai conseguir eliminar pesticidas que estejam na camada exterior dos morangos”. Assim, acrescenta, “a lavagem não vai ter qualquer efeito” nos pesticidas que tenham sido absorvidos pela fruta. 

Além disso, “existem pelo menos dois tipos diferentes de produtos, com dois tipos de comportamentos”, frisa André Pereira. 

Por um lado, existem pesticidas “hidrossolúveis, ou seja, que se dissolvem em água” e que, por isso, poderão “sair” ao lavar-se “o alimento com água”.

Noutro plano, existem os pesticidaslipossolúveis” que ficam “na parte serosa da fruta, porque têm uma camada de gordura que repele a água”. Estes pesticidas não vão sair, “se forem lavados com água”.

PUB

“Só vão sair se forem lavados com algum detergente que os remova”, completa.

Assim sendo, na perspetiva do professor da FFUC, presumir que existe “uma técnica única para remover todo o tipo de compostos é logo de desconfiar à partida”. Isto porque, dependendo do tipo de pesticida, “o tipo de lavagem remove mais um ou mais outro”.

O que está recomendado a nível global é a lavagem de frutas e vegetais apenas com água. Ainda assim, aponta o especialista, “há estudos que dizem que o bicarbonato de sódio é mais eficiente para remover os pesticidas do que a água”.

Em relação à eficácia do vinagre, André Pereira indica que a situação é semelhante, já que algumas investigações indicam que pode ser vantajoso na remoção de pesticidas, enquanto outras não consideram este composto muito relevante para o efeito.

Na visão do especialista, o facto de a evidência não ser consensual “pode estar relacionado com o tipo de pesticidas que estamos a pesquisar”.

Existem perigos em utilizar esta técnica? 

lavar morangos bicarbonato vinagre

André Pereira refere que os produtos utilizados  nesta técnica caseira não são perigosos para a saúde. “O vinagre é um produto alimentar, por isso, não tem nenhum problema” e “o bicarbonato de sódio também não”.

Portanto, conclui, estes ingredientes “não são problemáticos para a saúde”, mas também podem “não ajudar muito para o efeito pretendido”.

Assim, para o professor da FFUC, fazer isto “pode não compensar o esforço, porque não elimina todos os pesticidas”.

André Pereira acrescenta que, “comparativamente ao resto do mundo”, na União Europeia “temos regulamentos relativamente restritos” em relação à quantidade de pesticidas utilizados na agricultura. 

PUB

Não obstante “as exceções ou limites um pouco problemáticos”, a verdade é que essas delimitações “são cumpridas”.

Se, ainda assim, houver a necessidade de garantir mais segurança, “como a maior parte dos contaminantes se encontram mesmo na camada exterior” e muito raramente passam para o interior, “descascar a fruta” pode ser uma boa alternativa.

PUB

No entanto, o essencial é “lavar sempre a fruta com água antes de a comer”, destaca o especialista. “É mais uma questão de prevenção” do que uma “questão de risco”, aponta. Segundo André Pereira, “teoricamente não há risco nenhum, mas se pudermos lavar, melhor”.

falso

Categorias:

Alimentação

26 Abr 2023 - 10:40

Partilhar:

PUB