PUB

Fact-Checks

Grão-de-bico é um “antidepressivo natural” tão eficaz quanto o Prozac?

12 Mar 2023 - 08:00
falso

Grão-de-bico é um “antidepressivo natural” tão eficaz quanto o Prozac?

O grão-de-bico é apresentado – tanto nas redes sociais quanto em blogues – como um “antidepressivo natural com o mesmo aminoácido que o Prozac (nome comercial da fluoxetina)”. Em algumas destas publicações alega-se, inclusive, que esta leguminosa é “tão eficaz quanto o Prozac” no tratamento da depressão.

Num post do Facebook defende-se que o grão-de-bico “contém um aminoácido conhecido como triptofano, que é o precursor da serotonina, a hormona da felicidade”, e sublinha-se que “comer grão-de-bico produz o mesmo efeito que tomar antidepressivos”.

No entanto, em declarações ao Viral, Ricardo Gusmão (psiquiatra, professor de saúde mental na FMUP e investigador no Instituto de Saúde Pública) adianta que estas alegações são falsas.

Porque é que é falsa a ideia de que o grão-de-bico é um antidepressivo tão eficaz quanto o Prozac?

grão-de-bico

Ricardo Gusmão começa por explicar que não existe evidência científica de que o grão-de-bico seja eficaz no tratamento da depressão e sublinha que as alegações feitas nestas publicações assentam numa série de equívocos.

Em primeiro lugar, o psiquiatra esclarece que o triptofano é, de facto, considerado um “precursor de serotonina”, mas isso não significa que –  ao ingerirmos alimentos ricos neste aminoácido – todo o triptofano se converta em serotonina ao ponto de interferir com o circuito deste neurotransmissor no cérebro.

É absolutamente falacioso considerar que, se comermos [alimentos com] triptofano, ele depois entra no circuito da serotonina”, reforça.

Noutro plano, o investigador clarifica que a relação entre a serotonina e a depressão relaciona-se não com uma ausência de serotonina mas com uma “diminuição do influxo e da neurotransmissão da serotonina no cérebro”. Isto é, “tem que ver com a disfunção do circuito da serotonina”.

“São duas coisas completamente diferentes. É como a diferença que existe, por exemplo, entre uma pessoa que não tem uma mão e uma pessoa que tem a mão, mas está magoada e não a pode usar”, exemplifica.

PUB

Por outros termos, “o que se passa é que a serotonina existente no cérebro deixa de ser funcional, ou seja, está lá, mas deixa de ser funcional”.

O terceiro equívoco destas publicações prende-se com a ideia de que o Prozac tem triptofano já que este antidepressivo “não tem aminoácido nenhum, nem aumenta nenhum aminoácido, nem interfere no metabolismo dos aminoácidos”.

Nas palavras do psiquiatra, “o que o Prozac tem é a capacidade de inibir a recaptação da serotonina ao nível da sinapse neuronal”, ou seja, de atuar na correção da disfunção que existe no circuito deste neurotransmissor.

Em suma, é falso que o grão-de-bico seja um “antidepressivo natural” tão eficaz quanto o Prozac. Além disso, importa sublinha que a depressão pode ser uma doença grave que, quando não é tratada, “poderá aumentar o risco de suicídio”, tal como se explica no site do SNS.

Qual o tratamento adequado para a depressão?

depressão

No mesmo artigo publicado no balcão digital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) esclarece-se que “atualmente existem diversas estratégias terapêuticas para o tratamento da depressão que permitem, na maioria dos doentes, compensar os sintomas durante as crises e ajudar a evitar as recorrências”.

“A depressão, mesmo nos casos mais graves, pode ser tratada e quanto mais cedo o tratamento é iniciado, mais eficiente é. A maioria dos doentes apresentam melhorias dos seus sintomas quando tratados com antidepressivos, psicoterapia ou uma combinação de ambos”, lê-se no mesmo texto.

Contudo, assinala-se, “a escolha do tratamento deverá atender à gravidade do quadro clínico, à preferência do doente e à presença ou não de outras doenças”.

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

PUB
falso

Categorias:

Saúde mental

12 Mar 2023 - 08:00

Partilhar:

PUB