PUB

Fact-Checks

“Gorro de alívio de enxaquecas” é eficaz e seguro?

18 Jan 2023 - 08:10
impreciso

“Gorro de alívio de enxaquecas” é eficaz e seguro?

O “gorro de alívio de enxaquecas” (migraine relief cap, em inglês) tornou-se, nos últimos meses, um produto-sensação no TikTok por, alegadamente, ajudar a aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Também denominado de “touca fria” ou de “chapéu de alívio de enxaqueca”, este acessório feito de gel revestido por silicone é o protagonista de dezenas de vídeos da plataforma.

Segundo os autores dos vídeos, o “gorro de alívio de enxaquecas” deve ser arrefecido dentro do congelador e só depois colocado na cabeça, cobrindo a zona dos olhos. O resultado, garantem os criadores de conteúdos, é um alívio quase imediato das dores de cabeça. Mas será que a aplicação de gelo ajuda a aliviar enxaquecas e dores de cabeça? E serão estas toucas frias eficazes e seguras?

PUB

Aplicar gelo alivia dores de cabeça e enxaquecas?

Em declarações ao Viral, Sara Machado, neurologista e membro da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN), esclarece, antes de mais, que, no que diz respeito ao tratamento de dores de cabeça e enxaquecas, “os estudos científicos de que mais dispomos são com fármacos”, sendo que “as abordagens não farmacológicas estão pouco estudadas”. No entanto, acrescenta, isso “não quer dizer que [essas abordagens] não sejam eficazes”.

Quanto à utilização do gelo para este fim, Sara Machado começa por explicar que “o estímulo de um objeto frio (crioterapia) é percebido pelo cérebro de forma mais rápida do que a própria dor”. Ou seja, “o novo estímulo do frio” pode “desviar a atenção do cérebro”, fazendo com que a pessoa percecione menos a dor.

No mesmo sentido, completa, “o frio inibe a libertação local de várias substâncias inflamatórias, daí ser tão importante, por exemplo, nos traumatismos dos membros”.

Por isso, relativamente às enxaquecas, se o gelo for aplicado  a par de outros hábitos como a prática de “exercício físico” e a manutenção de “horários regulares de sono ou de horários regulares refeições” pode ser benéfico para o doente.

Ainda assim, salienta, apesar de a aplicação de gelo para o alívio das dores de cabeça e das enxaquecas ser “uma medida não farmacológica bastante difundida, não há nenhum estudo científico a comprovar como devemos fazê-lo”.

O “gorro de alívio de enxaquecas” é eficaz?

A resposta da médica não deixa margem para dúvidas: “não temos comprovação científica” de que o gorro de alívio de enxaquecas seja eficaz. A especialista refere que, de facto, existe um estudo sobre a atuação deste tipo de gorros de gel, mas sublinha que a amostra desse trabalho é muito pequena (28 pessoas), sendo que apenas metade dos participantes relatou sentir “benefício na aplicação” destas toucas.

PUB

Uma das marcas que vende estas toucas frias alega que os seus produtos podem ser utilizados em casos como “edema palpebral (inchaço dos olhos), cefaleia de tensão, enxaqueca e sinusite”.

No entanto, na descrição do produto “não está disponível nenhuma informação científica sobre como chegaram à conclusão de que isto pode ter benefícios”, refere Sara Machado.

As indicações sugerem apenas que as toucas podem ser aquecidas no microondas ou arrefecidas no congelador e recomendam a aplicação durante um período de até 20 minutos.

“Não havendo confirmação científica, diria que não podemos recomendar [o gorro de alívio de enxaquecas] do ponto de vista médico”, sustenta a neurologista.

Teoricamente, a aplicação destas toucas numa crise de enxaquecas pode ser benéfica. Ainda assim, não há evidência científica robusta que permita “recomendar a sua utilização”, nem que aponte “a temperatura adequada e o tempo de utilização” certo.

Quais os potenciais perigos da utilização do gorro de alívio de enxaquecas?

 “O frio direto e aplicado durante muito tempo pode resultar em queimaduras”, alerta a médica, quando questionada sobre os eventuais perigos do uso do “gorro de alívio de enxaquecas”.

É por isso que, quando se usa gelo, deve-se envolvê-lo num pano, dado que o “tecido ajuda a não haver um contacto direto da substância gelada” com a pele.

No caso destes gorro frios, aponta a especialista, não se sabe sequer “se o revestimento que está à volta do gel é suficiente para não fazer queimadura”.

Noutro plano, Sara Machado lembra ainda que “há pessoas suscetíveis a terem dores de cabeça secundárias a estímulos frios” como “a ingestão de bebidas muito frias e de gelados ou a inalação de ar muito frio”.

PUB

Em suma, apesar de várias pessoas descreverem um alívio das dores de cabeça após a utilização de um “gorro de alívio de enxaquecas”, “não há uma fórmula científica que diga qual é o material adequado e o tempo de utilização” certo destes produtos, nem evidência científica suficiente para comprovar a sua eficácia e segurança. Assim sendo, conclui a especialista, por não se saber se são seguros, os médicos não os recomendam.

impreciso

Categorias:

Bem-estar

18 Jan 2023 - 08:10

Partilhar:

PUB